ADAPTANDO O QUARTO PARA IDOSOS

17 de maio de 2018

A idade chega para todo mundo. O ponteiro do relógio não para de girar e a cada minuto nosso corpo muda, até o ponto em que adquirimos limitações físicas que tornam difícil a realização de tarefas cotidianas. Enquanto não chega o dia em que vamos passar por isso, pode acontecer de termos que cuidar das pessoas que já alcançaram esse momento da vida. A terceira idade comumente traz com ela cabelos brancos, mas também menor força física, diminuição dos reflexos e problemas visuais que fazem com que viver em casa seja um desafio a ser superado sem se machucar no dia-a-dia. É importante adequar o lar para receber com segurança esse morador que requer atenção especial e, com dicas simples, é possível fazê-lo principalmente em seu quarto - lugar onde tendem a passar maior parte do seu tempo.

A disposição dos elementos construtivos do dormitório deve primar por fornecer conforto de duas maneiras:

  • Psicológico: o ambiente deve ser alegre e estimulante para não corroborar possíveis condições de depressão, muito comum quando o indivíduo é retirado de suas funções habituais como emprego e convívio social intenso;
  • Físico: manter tudo integrado e com livre acesso aumenta a autonomia do idoso, que assim pode realizar todas as atividades desejadas com segurança.

Para conseguir fornecer o conforto adequado faz-se preciso estar atento ao layout do quarto. Manter o cômodo ventilado, com acesso fácil ao banheiro, se possível localizado no térreo, com janelas que valorizem paisagens bonitas ou o movimento da rua, são ítens que ajudam a melhorar a usabilidade por parte da pessoa. Mas não se deve esquecer de um dos principais gatilhos para distração: criar um lugar que estimule o idoso a se manter ativo, com opções de lazer - pode ser com a disponibilidade de livros, computador, televisão ou até ferramentas para a realização de trabalhos manuais.

Mantendo o ambiente iluminado

Um problema frequente que os mais velhos enfrentam é a perda progressiva da visão, que pode acarretar em dificuldade para observar os obstáculos em volta ou até para diferenciar objetos de cores semelhantes. Um quarto bem iluminado pode prevenir tropeços, e isso pode ser viabilizado com lâmpadas fluorescentes ou anti-ofuscantes, pois provêm iluminação uniforme e não prejudicam os olhos como as lâmpadas comuns.

A disposição dos interruptores também demanda atenção: devem estar a no mínimo 1,10m do chão, e de preferência perto da cama. Estando perto da cabeceira, ao alcance da mão de quem está deitado, evitam que o idoso levante no escuro e fique sujeito a sofrer alguma queda. Também é útil instalar alí um abajur para leitura, que ainda aumenta a iluminação do quarto - e se o objeto for instalado em arandelas na parede libera espaço na cômoda para outras coisas que a pessoa possa necessitar.

Um fator que influencia muito a iluminação do quarto é a pintura das paredes. Utilizar cores claras torna a luz mais abundante, mas recomenda-se evitar o branco já que pode remeter a um ambiente de hospital e causar melancolia no idoso. É preferível optar por utilizar tons claros, que aumentam a iluminação natural, conciliando com cores alegres e fortes em uma única parede, garantindo a estímulo aos sentidos. Por exemplo, verde e azul são cores que tranquilizam a mente, enquanto laranja e amarelo passam a sensação de energia e estimulam o apetite.

Segurança é prioridade

Os cômodos da casa onde mais acontecem acidentes com idosos são a cozinha e o banheiro, por conta da umidade que pode deixar o chão escorregadio e propício a quedas. O ideal é que a pessoa tenha um banheiro anexado ao seu dormitório, mas se não for possível e existir um corredor entre um e outro o indicado é a instalação de luzes automatizadas com detector de presença, porque muitas vezes eles acordam várias vezes durante a noite e podem esquecer ou não se dar o trabalho de procurar o interruptor para ligar a luz.

O banheiro é o ambiente que necessita de mais adaptações nos detalhes construtivos para que se torne um ambiente seguro. A instalação de barras de apoio em todo o local dá a possibilidade de sustentação para o idoso, evitando deslizes e lesões graves, e o principal é na área próxima do vaso sanitário e do box. Pessoas com dificuldades de se manter de pé podem requerer o uso de uma cadeira higiênica, que possibilita que tomem banho confortavelmente sentadas. Não é indicado utilizar cortinas no box, uma vez que podem enroscar na perna do idoso e provocar uma queda, ou ainda deixar escapar água para o chão do banheiro.

Na parte do dormitório é possível também utilizar as barras de apoio, principalmente ao lado da cama, conferindo maior firmeza na hora de levantar. Caso existam desníveis no ambiente, instale barras junto a eles e sinalize visualmente o piso. O chão deve possuir piso antiderrapante para proporcionar maior firmeza na caminhada, o que também é viabilizado evitando o uso de tapetes, já que podem resvalar. Se for imperativo a utilização de tapetes, o ideal é colá-lo ao chão com o uso de fitas adesivas ou optar por modelos de cerdas baixas. Carpetes não são indicados, já que podem provocar alergia. Já sobre a cor do chão, é preferível que seja de cor clara, para que um eventual objeto caído seja facilmente identificado, evitando tropeços.

Uma boa cama é fundamental

A saúde do corpo passa por uma boa noite de sono. Uma cama confortável vai garantir muitas noites de bem-estar para a pessoa idosa, então é importante escolher a mais adequada às suas necessidades. Opte pelos modelos de colchão mais largos, e que tenham altura que propicie que o idoso fique sentado com os pés tocando o chão, assim como é importante que a cama tenha cabeceira possa sentar apoiando as costas ao longo do dia.

A cama deve possuir estrado forte, já que é comum que os idosos se deitem jogando o peso sobre o colchão. As camas que compõem o portfólio da Vivar possuem resistência ímpar, não sofrendo danos até nesses casos. A cama Style, por exemplo, é feita 100% em MDP maciço, e consegue aguentar até 1 tonelada, de acordo com testes realizados em nossa fábrica. Essa qualidade é fundamental para aguentar o impacto exercido pelo idoso ao sentar, garantindo segurança para o mesmo.

Na arrumação da cama a dica é prender os lençóis e cobertores na lateral de baixo da cama, a fim de evitar que durante a noite o idoso acabe ficando descoberto passando frio. Não disponha muitos travesseiros sobre a cama, para evitar o risco de sufocamento e também para não forçar a coluna. A Vivar trabalha com colchões que podem proporcionar todo o conforto que os idosos necessitam para ter um sono feliz, então visite nossas lojas em Porto Alegre, Novo Hamburgo ou Salvador para conhecer nossos produtos e conversar mais sobre essas e outras dicas para adaptar o quarto dos idosos.



SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS