AFINAL, O QUE É INSÔNIA?

Você já sabe que uma noite de repouso é essencial para levar uma vida saudável, com bastante energia para encarar o dia-a-dia. Mas e quando o quarto está organizado para otimizar o descanso, a alimentação está correta e todos os elementos externos estão favoráveis mas, ainda assim, o sono não vem? Provavelmente você está sendo acometido por um mal que aflige uma a cada cinco pessoas: a famosa insônia.

Esse é um distúrbio muito comum que se caracteriza pela dificuldade de adormecer e manter o sono, podendo estar relacionado a problemas mais graves de saúde. Pode ter as mais variadas causas: maus hábitos, distúrbios psiquiátricos ou então doenças. Se dividem em três tipos:

  1. Insônia transiente: possui duração menor do que três semanas, e normalmente tem como motivação estresse ou ansiedade decorrente de alguma mudança no cotidiano do indivíduo;
  2. Insônia crônica: dura mais de três semanas, com maior intensidade;
  3. Insônia intermitente: tem pouca duração mas acontece novamente de tempos em tempos, intercalada com noites de sono regulares.

Para conseguir resolver a insônia é preciso primeiro entender qual é a sua origem, uma vez que suas causas podem variar de simples mudanças de hábito até a problemas que demandam tratamento complexo.

Os sintomas também podem variar, além da simples falta de sono. O acordar frequentemente durante a noite, dificuldades para voltar a dormir, acordar mais cedo que o esperado, cansaço mesmo após longa noite de sono, sonolência durante o dia, irritabilidade, problemas de memória e dores de cabeça são aspectos recorrentes em quem sofre com a insônia. Podem ser resultado de causas como:

- Estresse: preocupações relacionadas ao trabalho, estudo e relacionamentos podem fazer com que sua mente não consiga desligar para um sono tranquilo devido à ansiedade;

- Depressão: alterações de humor são passíveis de fazer com que a pessoa durma mais do que o necessário ou menos, fazendo com que o sono não seja saudável;

- Condições médicas: doenças pulmonares, Parkinson, Alzheimer, AVC, artrite e câncer podem resultar em dor crônica ou dificuldade para respirar, atrapalhando a noite de repouso;

- Consumo de estimulantes: café, nicotina, álcool e bebidas energéticas possuem substâncias que mantêm o corpo desperto por mais tempo;

- Alimentação: a ingestão de alimentos pesados ou em grande quantidade logo antes de deitar pode fazer com que o organismo demande muita energia, tornando o sono agitado.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 11 milhões de brasileiros, quase 8% da população, utilizam medicamentos para tratar a insônia. Antes de procurar medicamentos para resolver esse problema é válido prestar atenção aos fatores que compõem o hábito de dormir, como:

  • Horários: o tempo de sono necessário diminui à medida em que a idade aumenta. Enquanto bebês devem dormir até 17 horas por dia, crianças e adolescentes devem repousar por cerca de 10. Já para adultos a duração ideal é entre 7 e 9 horas. Idosos que dormem menos de 5 e mais de 9 horas devem ficar atentos aos malefícios que podem ocorrer;
  • Arrumação do quarto: priorize uma decoração clean, sem muitas distrações visuais. O ideal é pintar as paredes com cores relaxantes, como tons neutros, azul ou verde. E o mais importante: mantenha o trabalho longe da cama, então nada de usar o computador antes de dormir;
  • Conforto da cama: os colchões como os oferecidos pela Vivar são desenhados para entregar mais maciez sem perder resistência, se alinhando às curvas do corpo. E atenção: de tempos em tempos é importante trocar de colchão. Os de espuma devem ser trocados a cada 5 anos, enquanto os colchões de mola podem ser substituídos a cada 10 anos.

Persistindo os sintomas o indicado é buscar ajuda profissional de um médico, a fim de identificar qual é a raiz do problema e iniciar tratamento adequado. É possível consultar com um médico clínico ou até um psicólogo para procurar entender quais são as prováveis causas da sua insônia e, assim, solucionar as razões que lhe tiram o sono.

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