Os benefícios da soneca

20 de fevereiro de 2018

Há muito tempo já não se associa a imagem de quem dorme após o almoço com uma pessoa preguiçosa e indisposta. O hábito de realizar a sesta cada vez mais conquista adeptos diante de novas pesquisas que atestam as melhorias à saúde, transformando o momento de menor atividade física e cerebral do dia em um verdadeiro impulso de energia para enfrentar o segundo turno de trabalho e estudo. Entretanto, é preciso prestar atenção à forma de realizar essa prática, haja visto que detalhes separam os benefícios dos malefícios ao sono.

Entre as coisas boas que a sesta pode trazer estão o aumento do estado de alerta, o aumento da capacidade de aprendizagem e memória, e o aumento da disposição. Isso acontece porque após o almoço é comum sentir sonolência, pois o corpo está relaxado e o cérebro trabalhando com maior lentidão por conta da digestão, que desvia parte do fluxo sanguíneo do cérebro e músculos para o estômago. Durante essa soneca o organismo produz hormônios responsáveis por relaxar e descansar o corpo, revigorando e aumentando a energia para continuar o dia.

Existem algumas dicas para melhor aproveitar a sesta. A principal delas é tomar cuidado com a sua duração: o ideal é não ultrapassar os 20 minutos, pois mais tempo vai fazer o corpo entrar em sono profundo e tornar a tarefa de acordar uma dificuldade, causando cansaço. Além disso, dormir demais pode fazer com que perca o sono à noite, levando à insônia. Por isso, utilizar um alarme para despertar é o ideal. Outra dica, bastante curiosa mas que vale o experimento, é tomar café imediatamente antes do cochilo. O tempo que leva para a cafeína fazer efeito no organismo e trazer uma dose extra de estado de alerta é o mesmo que deve durar a sesta, então você vai acordar ainda mais bem disposto!

Outro fator importante para tirar um cochilo de sucesso pós-almoço é o local escolhido. Por se tratar de um horário em que a maioria das pessoas está no trabalho ou na escola, pode ser uma dificuldade achar ambiente propício para o sono, mas qualquer lugar quieto e confortável vale. Se possível, opte por fazer a sesta em um quarto confortável e escuro, em uma cama Vivar. Temos o colchão ideal para te fazer dormir tranquilo! Visite nossas lojas em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Salvador e descubra como sonhar muito melhor.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS