A maneira correta para dormir e evitar dores nas costas.

20 de outubro de 2017

Colchões de qualidade, como os colchões da Vivar Sleep Center, ajudam e auxiliam no seu descanso. Junto com eles, um travesseiro com altura adequada e grau de resiliência elevado ajudará você a ter uma noite de sono excelente. No entanto, podem haver casos de pessoas que continuam com dores nas contas mesmo com a melhor tecnologia de descanso. Para esses casos a atenção deve voltar para a maneira correta de dormir e a posição que ficamos na cama durante o período de descanso.

Pensando nessa parte da população, a Vivar Sleep Center convidou a Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, Dra. Adriana Jardim, para um entrevista que foi transmitida ao vivo da Vivar Sleep Center do Bela Vista , em Porto Alegre – RS, com transmissão para pela Band News FM 99,3. A entrevista contou com a presença do apresentador Ico Thomaz.

“Muitas vezes as pessoas chegam no meu consultório, relatam dores, apresentam os exames e nem sempre a gente tem uma alteração significativa nos exames de imagem. Mas elas relatam muitas dores, dores fortes na coluna. A gente sempre conversa primeiramente sobre a forma de dormir.”. Dra. Adriana Jardim

As pessoas que relatam dores na coluna frequentemente são as que dormem de barriga para baixo. Segundo a especialista, essa posição é a pior e pode acarretar, além das dores na coluna, problemas mais complexos como hernia de disco. Os agravantes dessa posição estão justamente no fato de que a pessoa em repouso acaba desalinhando a coluna e gerando sobre cargas nela. Conforme a Dra. disse: “se você dorme de barriga pra baixo, aumenta demais a curvatura da coluna lombar. Além disso, pra facilitar a respiração, o pescoço fica rodado e partir disso vai gerando sobre cargas na coluna podendo evoluir até mesmo a uma hérnia de disco."

A posição que melhor funciona para um sono perfeito, sem prejuízos para a coluna, é aquela que mantém as curvaturas naturais da coluna. Sem dúvida alguma o colchão é peça fundamental no alinhamento da coluna e a Vivar oferece os colchões com Padrão Internacional de Conforto que podem variar entre firme, intermediário e macio, mas sempre tendo o foco na manutenção do alinhamento correto da coluna. Segundo a Dra Adriana Jardim “as pessoas não podem dormir em um colchão que não mantenha as curvaturas naturais da coluna” e complementa: “além da coluna, também é importante a preocupação com o quadril. Com um colchão que não adapta as curvaturas do corpo podemos ter o aparecimento de burcitis.”

Descartada a opção de dormir de barriga para baixo a recomendação de posição correta para dormir são apenas duas. A primeira é a de lado. Ao deitar de lado a pessoa consegue manter o alinhamento natural da coluna. A pessoa deve flexionar as pernas e colocar um travesseiro entre as pernas. A Dra Adriana Jardim, recomenda que os pacientes que preferem dormir de lado devem “colocar um travesseiro entre as pernas para que não rodem a perna pra frente”. Dessa maneira as pernas ficam alinhadas uma com a outra e auxiliam na postura do corpo na hora de dormir.

Para os “dormidores” de lado a Vivar Sleep Center recomenda os seus colchões Cushiony e Hybrid. O Cushiony, possui nível de conforto macio e é o colchão ideal para redução da pressão corporal nos ombros e no quadril. É um dos colchões mais indicador por fisioterapeutas e médicos, pois auxilia muito bem no preenchimento dos espaços gerados pela curvatura do corpo o que faz com a coluna se alinhe naturalmente. O colchão Hybrid possui um nível de conforto intermediário e também reduz a pressão nos ombros e quadril. Esse colchão pode ser usado tanto por pessoas que dormem de lado quanto por aquelas que preferem dormir de barriga para cima.

Sim! A outra opção correta para dormir é com a barriga para cima. Essa posição também auxilia no alinhamento da coluna. No entanto, o corpo tem a tendência de esticar as pernas durante o sono nessa posição, o que acaba por forçar o desalinhamento das curvas da coluna na região lombar e pélvica. Para solucionar isso, a recomendação é que coloque um travesseiro na altura dos joelhos para mantê-los levemente flexionados.

Os “dormidores” de barriga pra cima podem escolher os colchões Vivar Stiff e Hybrid. O Hybrid, como dito antes, por ser um colchão de conforto intermediário é excelente para esse propósito. Já o Stiff é um colchão com conforto firme que quando associado ao travesseiro embaixo dos joelhos encaixa perfeitamente a coluna no lugar.

Independentemente da sua maneira de dormir, a Vivar Sleep Center convida você a ter uma noite de sono mais confortável e tranquila. Inclua o hábito de dormir de maneira correta nas suas noites de sono. Conforme concluiu a fisioterapeuta Dra. Adriana Jardim “se a gente conseguir manter esses hábitos, de pouquinho em pouquinho a gente vai se acostumando com a maneira correta de dormir.”

Visite hoje uma das lojas Vivar Sleep Center de Porto alegre, Novo Hamburgo ou Salvador!

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS