A história do capitonê

12 de janeiro de 2021

Detalhe nada discreto, o capitonê remonta ao brilho de tempos idos, de reis e rainhas supremos, tratando-se de um sinônimo de luxo na decoração de castelos e casas nobres.

Se existe um detalhe que é capaz de atribuir elegância e luxo ao ambiente é um móvel em capitonê. Ele pode ser aplicado em poltronas, sofás, cadeiras, puffs e cabeceiras de cama e sempre confere um ar clássico e/ou vintage - conforme o que compuser a decoração ao lado do objeto "capitoneado". Algumas vezes, quando ornado junto de itens dourados é capaz de atribuir ares de realeza - o que não acontece à toa.

Não se sabe ao certo quando a técnica de inserir pregas arredondadas nos estofados surgiu, contudo, ela ressurgiu na Inglaterra, do século XIX. Em plena Era Vitoriana, durante o reinado da Rainha Vitória, suprema líder do Reino Unido, o handmade voltou com tudo. Este período da história é marcado por uma revolta popular contra a Revolução Industrial, sobretudo em razão dos direitos trabalhistas, questionando, inclusive, a produção em série - ou "maquinofatura". Afora o justo momento revolucionário por parte do proletariado, a burguesia da época considerava sem personalidade tudo que era produzido em massa. Alguns móveis eram dotados de exageros, possibilitados pela inserção das máquinas no processo de produção que tornavam tudo igual.

Este contramovimento culminou no retorno dos saberes manuais e na adição de detalhes e ornamentos que pudessem ser feitos manualmente, perseguindo ideais de beleza de eras anteriores. Além disso, na eterna rixa entre Inglaterra e França, a opulência dos reinados franceses abusava dos detalhes em capitonê em seus grandes castelos, sobretudo no "castelo de campo" mais famoso do mundo: o Chatêau de Versailles. Não poderiam os britânicos perder para os franceses em brilho. O capitonê voltou, então, como uma forma de valorizar a artesania que, nos móveis e estofados, concebia as residências dos mais ricos ingleses da época.


Como decorar com móveis em capitonê


Hoje em dia, inserir móveis com detalhes em capitonê na decoração atribui sofisticação e tradição ao mesmo tempo. Entretanto, é preciso ter cuidado para que o ambiente não fique com um aspecto carregado, já que trata-se de um efeito robusto presente em estofados volumosos. O ideal é compor com objetos e móveis minimalistas ou industriais, destacando a peça capitonê que, sozinha, agrega valor ao ambiente. Os colchões da Hybrid Handmade® da Vivar são todos feitos à mão e em estilo capitonê. Um luxo à disposição de todos os mortais e não mais restrito apenas aos reis e rainhas.


Em tempo: o capitonê é uma técnica que produz, por meio do bordado enfestado, formas geométricas. O botonê faz a mesma coisa, contudo, com botões no acabamento.


Vivar Sleep Center - Há 19 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com três franquias, uma em Novo Hamburgo/RS e outras duas em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador? Entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS