A relação entre o sono e o brilho das telas

18 de dezembro de 2023

Atualmente, há um consenso científico sobre a relação entre exposição por longos períodos às telas de computadores, celulares e tablets e sua interferência na qualidade do sono

O uso saudável de telas, tecnologias e mídias é um desafio constante e necessário quando está em foco o tempo que adultos e, especialmente crianças e adolescentes, ficam diante de aparelhos eletrônicos. Suas consequências são cada vez mais preocupantes e devastadoras para a saúde mental. A exposição prolongada a estes aparelhos eletrônicos pode afetar o sono, a atenção, o aprendizado e o sistema hormonal. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destaca ainda risco de depressão e ansiedade, sem contar problemas no sistema osteoarticular. Perigo também, no caso de crianças e adolescentes, de exposição a grupos de comportamentos de risco (desafios on-line, crimes de pedofilia e pornografia). Conteúdos danosos para o equilíbrio emocional.


No caso do sono, especificamente, avaliações indicam que o uso noturno de dispositivos eletrônicos prejudica o período de descanso por conta das luzes artificiais emitidas. Essa iluminação acaba afetando o relógio biológico, interferindo na produção de melatonina, fazendo com que o corpo entre em estado de alerta e altere a qualidade do descanso. E trata-se de ferramentas que podem e devem melhorar a vida diária. Mas sem uma utilização prudente pode provocar danos graves à saúde. Essa preocupação já resultou na publicação do documento científico “Dependência virtual – um problema crescente #Menos Vídeos #Mais Saúde”, da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece o vício em videogames ou jogos online como doença: gaming disorder. O alerta é para todos e vai além de uma fundamental noite de horas de sono contínuas e de qualidade. Esse tempo do sono é fundamental para a saúde, para os sistemas neural e emocional. Para evitar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e demência.Tempo para o metabolismo. Tempo para se desconectar.


Vivar Sleep Center - Há 22 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS