Afinal, o que é dormir bem?

11 de janeiro de 2024

Existem mais de 100 distúrbios do sono na jornada de um descanso de qualidade e que seja revigorante


O sono é essencial para a saúde. Ele está na lista das ações essenciais do corpo e mente: comer bem, se exercitar e, claro, dormir. Mas entre dormir bem com o sono reparador existem obstáculos, da vida contemporânea com suas inúmeras conexões, e também problemas como insônia e a apneia obstrutiva do sono, além de doenças reumatológicas e cardiovasculares. Esses são alguns dos males que podem afetar o dormir bem de cada pessoa. Há ainda outros distúrbios como a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo e os Movimentos Periódicos dos Membros no Sono (MPMS) – são movimentos repetitivos dos membros, principalmente das pernas. E existem mais de 100 distúrbios do sono.


É fundamental observar o comportamento para avaliar se o descanso reparador está sendo satisfatório. O Ministério da Saúde enfatiza que ronco e cansaço durante o dia e insônia são sinais de que o indivíduo deve procurar ajuda médica. A privação do sono também costuma provocar alterações de humor. Conforme O descanso reparador acontece quando sincronizamos os horários de sono/vigília com nosso relógio interno e nossa propensão para dormir.


Associação Brasileira de Medicina do Sono enfatiza que o descanso reparador acontece quando ocorre a sincronização dos horários de sono/vigília com o relógio interno e nossa propensão para dormir. Um equilíbrio de ações nas duas fases, do sono leve que vai ganhando profundidade e do sono profundo . É na transição de uma fase para a outra para a outra, com quatro estágios que se alternam, que gradativamente avançam a intensidade do repouso e com isso a recuperação da energia e mente. Um sono reparador passa pela atenção com o corpo e seus sinais para a busca de orientações médicas e cuidados com excessos da rotina.

Hábitos que ajudam a ter um sono reparador:
– Praticar atividade física, mas não antes de deitar;
– Eliminar luzes e barulhos durante a noite, sempre que possível.
– Adotar uma rotina de horários para dormir e acordar, com 7h a 9h de repouso;.
– Se tiver o hábito de dormir de dia, o cochilo não deve ultrapassar 45 minutos;
– Evitar ingerir álcool 4h antes de dormir e não fumar;
– Evitar cafeína pelo menos 6h antes de dormir.
– Evitar alimentação “pesada”, apimentada e a ingestão de doces por pelo menos 4h antes de dormir.

Fonte: Cartilha do Sono 2023, organizada pela Associação Brasileira de Medicina do Sono, Associação Brasileira de Odontologia do Sono e Associação Brasileira do Sono.

Vivar Sleep Center - Há 22 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS