Alimentos que atrapalham o sono

28 de junho de 2021

Tudo que comemos à noite tem impacto direto na qualidade do sono. Ter uma alimentação mais regrada no fim do dia é determinante para um descanso completo.


Você sabe que existem alimentos que podem nos impedir de ter um sono tranquilo? Tudo que comemos no fim do dia tem impacto direto na qualidade do sono e até mesmo em quantas horas conseguiremos dormir. Dessa forma, ter uma alimentação regrada à noite é fundamental para um repouso completo e para que as energias sejam repostas da forma certa. Abaixo relacionamos os principais tipos que não devem ser consumidos de modo a evitar a insônia e a má digestão.

Cafeína

A cafeína é um forte estimulante que aumenta a disposição se consumida ao longo do dia. O problema está em combinar a cafeína com o fim do dia, porque ela deixa o cérebro alerta e ativo. A tendência é que a pessoa tenha dificuldades para entrar no sono profundo ou durma com a mente agitada.

Açúcares e doces

Açúcares e doces são os grandes vilões de uma noite de sono tranquila. Eles aumentam o índice glicêmico, obrigando o corpo a pedir mais insulina para equilibrar o organismo. Tal processo demanda energia do corpo e dificulta o relaxamento completo.

Excesso de líquidos

Beber muito líquido à noite é uma atitude equivocada porque atrapalha o sono. Quando bebemos líquidos em excesso neste horário há a necessidade fisiológica de expelir na madrugada. E isso faz com que a pessoa acorde diversas vezes no meio da noite para fazer xixi. Justamente este despertar dificulta a entrada no sono REM.

Bebidas alcoólicas

Apesar de que muitas pessoas sintam sono ao consumir algumas bebidas alcoólicas, como o vinho, a verdade é que elas atrapalham a entrada no sono profundo. O sono REM é o responsável pelos sonhos e pela organização das memórias e, acima de tudo, garante a saúde mental e física de um modo global.

Alimentos termogênicos

Na hora de dormir o corpo tende a diminuir a temperatura. Os alimentos termogênicos não são indicados justamente porque aumentam a temperatura corporal. Eis alguns exemplos de termogênicos: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, café (já citado anteriormente), guaraná, chá verde, água gelada (inferior a 16°C), linhaça, gorduras vegetais, gordura de coco, refrigerantes, além do chocolate e seus derivados.

Alimentos gordurosos e extremamente calóricos

Quando comemos alimentos gordurosos e/ou hipercalóricos e vamos dormir, o corpo não consegue digerir direito o que foi consumido. Quando dormimos, a tendência é entrarmos em um modo "pause" e, por consequência, gastamos menos energia corporal. E comida em excesso precisa de muita energia para ser digerida. Por isso, muitas vezes ocorre o refluxo, a azia ou, pior ainda, se colabora para o aumento de peso e até mesmo com o surgimento de doenças cardiovasculares.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS