As diferenças entre dispneia e apneia

25 de março de 2021

Problemas respiratórios são mais comuns do que se imagina, inclusive os que estão relacionados ao sono. Nomes e conceitos semelhantes às vezes confundem quando queremos descobrir os sinais que o nosso corpo envia para dizer que algo está desalinhado.

Dispneia e apneia. Já ouviu falar? Ambas são classificadas pela dificuldade no processo de respiração, porém, no caso da dispneia, esta não é considerada uma doença, mas, sim, um sintoma ligado a algumas patologias, sendo caracterizada pela dificuldade para respirar. Já a apneia é uma doença crônica, tendo como principal consequência a obstrução parcial ou total das vias aéreas, causando paradas repetidas e/ou temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme.

A partir dessa breve diferenciação, existem outros detalhes que ajudam a compreender melhor os sintomas e as consequências de ambas. A dica é: preste atenção na sua respiração, no seu sono e como anda a sua qualidade de vida sem esquecer, é claro, de procurar um médico especialista.

Dispneia - É, na verdade, o termo médico usado para o que os especialistas chamam frequentemente de falta de ar ou de dificuldade de respirar. “Uma pessoa com dispneia tem a respiração irregular ou dificultosa. De um modo geral, ela não consegue respirar na velocidade e profundidade normais e sente muito desconforto quando realiza os movimentos de inspiração e expiração, explica a otorrinolaringologista Caroline Berg, de Porto Alegre.

A dispneia acaba sendo um indício de que há algo errado com o organismo. “Ela pode surgir quando algo obstrui as vias aéreas, quando a concentração do oxigênio no sangue está baixa, quando o sangue não consegue transportar oxigênio adequadamente ou quando o coração está fraco”, detalha Caroline. Entre as causas mais comuns, estão as doenças respiratórias — como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a insuficiência cardíaca.

A partir da descoberta da causa é que se indica o tratamento adequado, de acordo com a doença diagnosticada. Os protocolos podem incluir o uso de medicamentos administrados por via oral, injeções ou inalações, uso de oxigênio, entre outros.

Apneia - Estudos indicam que a apneia afeta de 33% a 35% da população brasileira e que boa parte dessa porcentagem não sabe que tem a doença. Na verdade, como comenta Caroline, existem três tipos: a apneia obstrutiva do sono (AOS), a apneia central do sono (ACS) e a apneia mista do sono. “O primeiro tipo é o mais comum e acontece devido à obstrução das vias aéreas, causadas pelo relaxamento dos músculos da respiração, estreitamento e alterações da anatomia do pescoço, nariz ou mandíbula”, especifica a médica.

Entre os principais sintomas da apneia estão o ronco e a sensação de sono durante o dia, embora muitos pacientes não os percebam ou considerem normal. Outros sintomas como: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça, sentir a boca seca ou dor de garganta pela manhã também podem estar relacionados com a condição.

A doença só pode ser confirmada com a realização da polissonografia, um exame em que a pessoa dorme com vários sensores e eletrodos ligados ao corpo com a finalidade de monitorar durante a noite todos os parâmetros respiratórios do paciente. O tratamento depende da causa e da gravidade. Em casos leves, medidas como perda de peso, orientações para dormir de lado ou exercícios fonoaudiológicos são suficientes.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS