As religiões e os sonhos: o que diz o Espiritismo

26 de setembro de 2022

Sonhos são as lembranças dos encontros da alma com outros espíritos que acontecem quando estamos dormindo e, por isso, nem sempre têm um significado que possa prever o futuro.


Continuando a série de posts sobre como as religiões mais adotadas pelos brasileiros se relacionam com os sonhos, hoje vamos falar sobre o Espiritismo. Segundo o Datafolha, 3% dos brasileiros se definem como espíritas.

Os sonhos são discutidos pela Doutrina Espírita nas questões 400 a 412 d’O Livro dos Espíritos. Mas, antes de aprofundarmos a discussão, precisamos lembrar que, segundo a doutrina, o espírito encarnado (ou seja, todos nós) sempre tenta se libertar das restrições impostas pelo corpo físico, desencadeando um fenômeno chamado “Emancipação da Alma”, que é estudado nas questões 400 a 455 também d'O Livro dos Espíritos.

Mas onde entra o sonho nessa conversa? Bem, o sono é um dos tipos de emancipação da alma pois, quando dormimos, entra-se em contato com outros espíritos. Assim, para o Espiritismo, os sonhos seriam as lembranças do que a alma viu e fez durante o sono.

É por acontecer dessa forma que muitas pessoas não conseguem lembrar direito dos sonhos. Como as percepções foram do espírito, elas não foram captadas pelos órgãos do corpo material (como o cérebro, por exemplo). Quando a pessoa é um espírito elevado – e tem maior controle do perispírito e do corpo material – ela consegue lembrar dos sonhos com maior precisão.

Ou seja, a lembrança dos sonhos é diretamente proporcional à evolução do espírito ou a tarefa que precisam cumprir com o mundo espiritual quando estão "desdomados". Enquanto os espíritos elevados usam o sono para conviver com seus pares e trabalhar em obras de ajuda a outros espíritos em sofrimento, o mesmo não acontece com os espíritos inferiores, que acabam tendo lembranças imprecisas e perturbadas dos sonhos.

O que a Doutrina Espírita diz sobre o significado dos sonhos?

Sonhos têm significados reais? Mesmo sendo muito pesquisada, essa questão não tem uma resposta única ou definitiva. Para a Doutrina Espírita, “é absurdo admitir que sonhar com uma coisa anuncia outra”, ou seja, muitíssimo raramente é possível usar os sonhos para fazer a interpretação de situações do cotidiano ou previsões do futuro.

Segundo o blog Café com Kardec, três fatores dificultam a interpretação dos sonhos:

    1.  As percepções que temos nos sonhos são captadas pelo espírito e não pelo corpo físico;

    2.  Há uma resistência às informações do próprio corpo carnal em relação às percepções
         recebidas pelo espírito;

    3.  As imagens recebidas nos sonhos são reais apenas para o espírito, que as vê e normalmente
         não têm relação com o que se passa na vida corpórea.

A partir desses três fatores é fácil inferir que apenas espíritos muito elevados teriam sabedoria e elevação intelecto-moral para analisar os sonhos de forma interpretativa. Porém, a maioria dos encarnados na Terra (nós!) não têm essa condição e suas possíveis interpretações estariam influenciadas por um parco conhecimento e por seus comportamentos e histórias de vida pessoais, ou seja, seriam parciais e incorretas.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS