Bebês sonham?

16 de fevereiro de 2023

Um dos principais mistérios sobre o sono dos bebês reside na falta de tecnologias adequadas e na incapacidade de fala de recém-nascidos.

Uma das teorias mais difundidas sobre os sonhos é que eles consolidam memórias. Se partirmos desse ponto, seria possível acreditar que bebês recém-nascidos não sonham. Mas, o assunto é controverso e boa parte das hipóteses ainda necessitam de comprovação científica, sobretudo porque muito do que sabemos sobre eles depende de relatos e, infelizmente, os bebês ainda não dispõe de recursos de fala. 

O que se sabe é que os bebês passam mais tempo em sono REM — sigla em inglês para movimento rápido dos olhos e que descreve um dos últimos estágios do sono, quando normalmente ocorrem os sonhos. Enquanto em adultos essa fase ocupa cerca de 20% do tempo de sono, nos recém-nascidos ela chega a 50%. Ainda assim, cientistas acreditam que o cérebro dos bebês não está maduro o suficiente para sonhar.

Nesta fase da vida, o sono profundo estaria mais associado ao crescimento físico, desenvolvimento cognitivo geral e formação de memória. Durante o sono REM, o cérebro faz conexões, desenvolve caminhos e processa informações. Sorrisos, movimentos de braços, pernas e olhos agitados estão todos associados a uma cascata de atividade neurológica que é essencial para o desenvolvimento geral. Toda essa movimentação enviaria sinais para o cérebro desenvolver um mapa que levaria o bebê a aprender o que é "eu" e o que não é, ou seja, a base para todo o aprendizado futuro. Os bebês levam, em média, de seis meses a um ano para entender que são seres separados de quem está ao seu redor. 

Muitos cientistas acreditam que para que as crianças sonhem, elas precisam ter capacidade de imaginar coisas, construindo visual e espacialmente os sonhos da forma como os conhecemos. Nomes como o de Charles P Pollak, diretor do Centro de Medicina do Sono, em New York, no entanto, são contrários a essa visão. 

Para Pollak os bebês sonham, sim, eles só não têm uma linguagem capaz de comunicar isso. O sonho dos bebês, neste aspecto, seria como o de alguns pássaros e mamíferos: resultado da seleção natural ou uma maneira da mente praticar, caso ela precise escapar de uma ameaça real. A comprovação da hipótese, porém, só poderá ser feita quando tivermos uma tecnologia adequada para isso. Até lá, o mistério permanece.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. 

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS