Quais são as melhores cores para o quarto?

12 de abril de 2021

Para escolher o tom ideal para o seu templo de descanso, não basta optar por uma paleta clara. É preciso equilibrar elementos, cores e materiais até formar a combinação que exprime muita tranquilidade.

Se engana quem pensa que a escolha das cores na hora de pintar as paredes do quarto é apenas uma questão de decoração. O quarto, em si, não é apenas mais um cômodo da casa: é o local responsável pelo descanso e pela recuperação das energias, por isso precisa ser integralmente planejado para proporcionar o máximo de relaxamento. Por isso, os tons presentes nas paredes do quarto também cumprem um papel importante neste processo. Na hora de escolher a paleta de cores, é necessário ficar atento para não utilizar cores que não contribuem no seu descanso ou que agitam os sentidos. Para que você não erre, chamamos a arquiteta Carol Gomes para trazer informações técnicas e dar dicas super valiosas para você.

O que levar em conta na escolha?

Não pense que é tarefa fácil decidir qual a melhor cor. Esse processo possui algumas dificuldades, como, por exemplo, o equilíbrio na composição. “O ambiente precisa ter personalidade e, ao mesmo tempo, ser extremamente relaxante, calmo e convidativo. O quarto é o nosso grande espaço de repouso”, detalha Carol.

É importante entender que cada cor é capaz de transmitir sensações e estímulos captados pelos olhos e interpretados no cérebro. E, sim, tais estímulos podem contribuir para que o corpo relaxe e descanse. “A prioridade das cores e como elas atuam no subconsciente são importantes, mas, mais do que isso, precisamos do equilíbrio total do quarto entre cores e texturas. O dormitório deve transmitir paz e harmonia, portanto, idealmente privilegiar cores complementares”.

As cores consideradas mais frias, como os tons suaves de violeta, azul e verde são capazes de trazer relaxamento e alívio. Já o branco é a cor preferida pela sua total neutralidade. Com ele não tem erro: a sensação transmitida é de calma e tranquilidade, além de passar confiança e segurança.

“Gosto muito da textura de elementos naturais, tais como a madeira, o linho, a palha entre outros. Os papéis de parede também são fantásticos para os quartos, gosto das texturas neutras que remetem ao linho”, sugere Carol.

A arquiteta inclusive mencionou a sua combinação preferida: "Piso de madeira, painel em madeira clara ou em laca acetinada de tom suave, cabeceira estofada, cortinas em linho naturais e uma iluminação neutra e um tom frio suave de fundo”.

Para encerrar, a arquiteta Carol Gomes deixa 5 dicas importantes:

  1. Escolha uma cor que possa olhar todo dia quando acorda por cerca de 6 anos e não irá cansar;
  2. Pense em cores que combinem com suas roupas de cama;
  3. As cores neutras são muito mais fáceis de combinar;
  4. Todas as cores da natureza, ou seja, os tons terrosos, criam uma sensação de refúgio, pois são quentes e aconchegantes;
  5. Se quiser usar cores mais fortes como preto, vermelho ou azul marinho, pense em detalhes e não em todo o quarto.

Depois destas dicas, você já tem uma boa base para escolher o pantone ideal para seu quarto. Agora, é só colocar seu projeto em prática e construir o melhor ambiente para dormir tranquilamente. Não esqueça: invista na qualidade do seu sono.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS