Dormir mal impacta na direção

18 de junho de 2021

Pesquisa de 2019 feita pela Abramet em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia indicou que 42% dos acidentes nas ruas e estradas do País são causados pelo sono na direção.


Ter de assumir o volante com sono nunca é uma boa escolha. Na grande maioria das vezes é desconfortável para o motorista e ele corre o risco de cochilar sem querer. Dirigir depois de uma noite mal dormida ou sob outras circunstâncias que possam causar sono é uma atitude que deve ser evitada ou no mínimo repensada.

Sabe quando alguém fala que está “bêbado de sono”? A frase é muito mais do que uma expressão do dia a dia. De fato a sonolência tem a mesma sensação de uma "bebedeira'', com prejuízos ao equilíbrio, atenção e funções cognitivas. Uma pesquisa de 2019 feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia indicou que 42% dos acidentes nas ruas e estradas brasileiras são causados pelo excesso de sono. Outros 18% são resultado da fadiga ou estresse excessivos. Ou seja, o ato de dirigir com sono ou muito cansaço é responsável por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil, superando os números relativos ao consumo de álcool e drogas. Os casos, porém, podem ser ainda maiores, já que em muitos casos a detecção do sono como causa do acidente pode ser difícil.

A insônia, segundo os pesquisadores, afeta a forma como os neurônios codificam as informações e como os estímulos visuais são lidos, algo muito parecido com as consequências da embriaguez. Outro estudo, agora da Associação Brasileira de Medicina, mostra que quando um motorista está cansado, por exemplo, a atenção “vagueia” porque os neurônios não estão respondendo com a eficiência que deveriam. Para o autor do livro “Eat, Move, Sleep”, Tom Rath, 4 horas de sono perdido antes de pegar no volante, equivalem ao consumo de 6 latas de cerveja.


Evitando acidentes

Deve-se evitar ao máximo dirigir durante a noite, por mais que algumas pessoas prefiram tal período. Os olhos cansam mais rápido principalmente por conta da intensidade das luzes e faróis. Mesmo que a noite de sono tenha sido longa e tranquila, se realizou atividades muito esgotantes ao longo do dia anterior, indica-se alguns minutos de descanso antes de dirigir. Estar no volante pode fazer com que o corpo entre em estado de “desligamento” e o sono apareça.

Por fim, não é indicado driblar o sono com bebidas energéticas. Os níveis de "energia" alcançados se elevam rapidamente, mas também podem cair da mesma forma, levando o motorista a ter muito sono, o que pode ser ainda pior se acontecer no meio da viagem. Para uma direção defensiva de verdade, ou seja, aquela em que o condutor consegue prever os perigos, é necessário muito descanso. Fazer um repouso de qualidade é ter consciência de que está contribuindo para um trânsito seguro, protegendo sua vida e a vida dos outros.



Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS