Duas décadas da Vivar Sleep Center

06 de dezembro de 2021

Foram anos e anos até reduzir uma cartela de opções em um único e perfeito colchão. Depois de 5 minutos sentindo a obra prima que é, se tornará um sonho de consumo.

A Vivar Sleep Center foi a primeira loja de colchões da capital gaúcha a ter estacionamento próprio com manobrista, portas fechadas, ambiente climatizado e um café expresso tirado na hora - famoso entre os clientes. Inovou no segmento também ao deixar as cercanias da Assis Brasil e da Azenha para ter um ponto de venda no mais requintado eixo de decoração porto-alegrense: a Rua Quintino Bocaiuva. O CEO e fundador da marca, Bruno César Carneiro Dias, chamou o amigo e também empresário Leonardo Molinari da Silveira para ser sócio da primeira loja Vivar. Fez o convite em um almoço no restaurante Barranco, onde falaram sobre o que antevia para o empreendimento. Leonardo investiu financeiramente e Bruno "braçalmente'' nas vendas que tão bem executava. A proposta era obter renda totalmente oriunda da Vivar. Não há margem para erros - era preciso ter sucesso na empreitada.


Os dois são amigos até hoje - mesmo com a saída alguns anos depois de Molinari, que segue como fiador de Bruno sempre que necessário. Na hora de montar o mix de colchões - ainda produzidos por terceirizados - o "Silvio Santos dos Colchões" foi novamente audacioso: encomendava os produtos que menos vendia do catálogo do fornecedor e, novamente, decidiu fazer o que ninguém fazia. Era a nata da nata. O crème de la crème. O custo para o consumidor era alto para os padrões do mercado, mas quem entendia a qualidade levava para casa um colchão da Vivar Sleep Center.


Como dizia Bruno quando ainda não tinha vendedores - ou mais recentemente quando treina sua hábil equipe de vendas - um bom colchão custa um cafezinho por dia. É o tal índice do cafézinho. Para quem vai passar oito horas por dia na cama e precisa de repouso, vale fazer a economia. “A venda só é atingida quando dois alicerces estão fortes entre o cliente e a marca: a confiança e o valor”, defende o empresário.


Agora, com anos de experiência na fabricação própria - e um pavilhão novinho recém adquirido em Eldorado do Sul - Bruno tem a receita do sucesso na mão: "Formato meus colchões com a consciência clara de que quem entende de colchões sou eu. Chamo a responsabilidade pra mim. O cliente nem sempre sabe o que quer. Eu sei o que ele precisa. Entendo de qualidade, de extrema qualidade pois não existe marketing que sustente produto fraco”.


Atualmente, a Vivar Sleep Center tem apenas um produto, que é Hybrid®️ Handmade, o melhor colchão até hoje produzido pela empresa, que tem a melhor ergonomia. Foram anos e anos até reduzir uma cartela de opções em um único e perfeito colchão. Para quem nunca deitou em um Handmade da Vivar pode parecer loucura ter apenas um modelo à venda. Mas depois de 5 minutos sentindo a obra prima que é, se tornará um sonho de consumo - ou melhor, uma necessidade.


Linha do tempo - Em 2001, foi aberta a primeira loja na Rua Quintino Bocaiúva. Bruno ficou dois anos só trabalhando ininterruptamente, sem vida social, só afundado no trabalho. Assim, em março de 2002, a empresa já "caminhava" sozinha. Neste período, a Vivar participou de uma feira de venda direta ao consumidor, quando comercializou todos os colchões que tinha. Em um dia alcançou o faturamento mensal da loja da Quintino Bocaiúva.


Assim, capitalizado e certo de que vender menos do melhor produto era melhor do que vender muito de produto ruim, estava pronto para a segunda loja. Em 2005, inaugurou a Vivar Home Center, no Bourbon Country, justamente na frente do cinema mais requintado da cidade. Vendia colchões, estofados e móveis. Três anos depois, quando o Brasil e o mundo sofreram com o estouro da bolha econômica nos Estados Unidos, Bruno expandiu a então rede de lojas com a unidade da Ceará.


Naquele período, o mix de produtos da loja do Bourbon era 55% colchões e 45% outros produtos. Já neste momento Bruno percebeu que a taxa de conversão do colchão era maior e assumiu 100% de seu DNA. Em 2008, parou de comprar móveis complementares e acabou com o estoque para só vender colchões.


Em 2010, lançou a unidade do Moinhos Shopping. Em 2011, a loja da Bela Vista e, na sequência, em 2013, a de Novo Hamburgo. A loja do Moinhos foi fechada em 2019, ano da abertura da loja da Quintino Bocaiúva em um novo ponto.


Em 2014, a marca finalmente passou a ser uma private label. Um ano depois, começou a produzir a matriz dos colchões. O produto passou a oferecer ainda mais qualidade e dinâmica, afinal tornou-se customizado. Assim nasceu o projeto Hybrid® Handmade, o colchão único e feito à mão. Em 2017, passou a fazer as matrizes com a Flex do Brasil. E agora, em 2021, além de comemorar duas décadas, está abrindo uma loja nova no DC Shopping, vai reformar integralmente a da Ceará.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS