Enurese: o popular xixi na cama

02 de agosto de 2021

O xixi involuntário durante o sono é muito comum entre as crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge aproximadamente 15% das crianças, sobretudo de até cinco anos.

Tem criança pequena em casa? Ela faz xixi na cama de vez em quando? Se tem até cinco anos de idade não há com o que se preocupar, pois ainda está se desenvolvendo, o que os médicos chamam de controle dos esfíncteres. Mas se seu pequeno já tem mais de seis anos e continua molhando a cama, é preciso ficar atento porque pode ser que ele esteja com enurese noturna.


A enurese noturna é o xixi involuntário durante o sono. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge aproximadamente 15% das crianças com até cinco anos, sendo que, a cada ano, 15% delas evoluem para a cura. Aos 10 anos, a enurese ainda acomete cerca de 5% das crianças e aos 15, o índice já cai para 1%. De acordo com o crescimento, a maioria deixa de fazer xixi na cama, mas algumas precisam de ajuda para controlar o problema.


Se a criança tem seis anos ou mais e continua fazendo xixi na cama com frequência é necessário procurar ajuda médica. A enurese pode ter como causa fatores psicológicos ou ser sinal de uma infecção urinária ou a inabilidade da criança reconhecer quando está com a bexiga cheia, sintoma ligado ao diabetes tipo um. As questões emocionais podem ser causadas pela percepção da criança a respeito de problemas familiares, mudança de escola ou até mesmo a chegada de um irmãozinho.


As crianças dependem da compreensão dos pais nesta fase. Brigar, culpar ou se queixar não resolve e, com certeza, piora o problema. A enurese pode trazer sentimentos de vergonha, inadequação e constrangimento, que afetam a autoestima, o rendimento escolar e até as relações sociais. Por isso algumas crianças não querem dormir fora de casa de maneira nenhuma, nem com tios e avós. É necessário ter paciência e, se for o caso, buscar ajuda profissional.


De acordo com os especialistas, em 85% dos casos as crianças que apresentam enurese melhoraram com mudanças simples, tais como evitar que o pequeno beba líquidos pelo menos uma ou duas horas antes de dormir para que não fique com a bexiga muito cheia durante a noite; incentivar que crie o hábito de urinar antes de deitar para dormir e/ou fazer xixi assim que acordar.


Usar a Double Cover Vivar é uma excelente forma de proteger o colchão enquanto a criança ainda não venceu a dificuldade. Assim, se ocorrer um "acidente" com xixi, os pais podem tranquilizar seus filhos de que nada vai acontecer de errado, que é questão de lavar as roupas de cama, tomar um banho, trocar a roupa e seguir o dia normalmente. Isso ajuda na elaboração de que nada "estragou" com o xixi, garantindo ainda mais a naturalidade sobre o episódio.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS