Existe relação entre a saúde mental e o sono?

03 de dezembro de 2020

Dormir bem é um termômetro da saúde mental, ou seja, má qualidade do sono é indicativo de que algo não está bem com suas emoções.

É comum ouvirmos que uma pessoa não dormiu bem quando ela está de mau humor ou sem paciência. Tanto que há ditados como “dormiu com o pé destapado” ou “acordou do lado errado da cama” para ilustrar a noite mal dormida do colega de trabalho emburrado. Há uma grande verdade por trás da sabedoria popular, já que o sono está intimamente ligado à saúde mental e emocional. Sono insuficiente e insônia são fatores que contribuem para o início e/ou agravamento de distúrbios psíquicos.

Tanto o sono como a saúde mental são questões complexas e afetadas por uma infinidade de fatores, inclusive, devido a tal associação, há fortes razões para acreditar que melhorar o sono tem impacto positivo na saúde mental e pode ser componente do tratamento de transtornos psiquiátricos.


Relação entre saúde mental e sono

A psiquiatra Roberta Grudtner - que participou do programa Companhia Inteligente, transmitido pela Rádio Guaíba - explica que o sono adequado é um dos reguladores naturais do humor que os seres humanos possuem. O sono faz uma espécie de faxina mental: é quando se processa tudo o que foi vivenciado durante o dia, principalmente fatos desagradáveis. Como sabemos, a atividade cerebral varia durante a noite, aumentando e diminuindo de intensidade durante os diferentes estágios que compõem o ciclo (do sono). Cada etapa desempenha um papel importante no cérebro, possibilitando um melhor desenvolvimento do pensamento, aprendizado e memória. Ou seja, a atividade cerebral durante a noite produz efeitos profundos na saúde emocional e mental.

Dormir por tempo suficiente e, especialmente, atingir o sono REM, que é o estágio mais profundo de repouso, facilita o processamento de "informações emocionais". Enquanto dormimos, o cérebro trabalha para avaliar e gravar pensamentos e memórias, e a abstinência é especialmente prejudicial para a consolidação de todo conteúdo emocional. Como tal fenômeno afeta o humor e a reatividade (emocional), está ligado a transtornos psicológicos e igualmente impacta na gravidade deles.


Como melhorar o sono e a saúde mental

Como quase tudo na vida, aqui há um ciclo: ao mesmo tempo em que as condições de saúde mental podem perturbar o sono, a falta de sono pode prejudicar a saúde mental. Ou seja, a relação é intrínseca e é necessário tratar ambas para que se equilibrem e andem de mãos dadas. Melhorar o sono coopera na reversão e até compõe parte de uma estratégia global para cuidar de uma doença de origem mental.

Cultivar hábitos saudáveis aliados a um ambiente que conduza ao sono é fundamental. Para orientar, a médica psiquiatra Roberta Grudtner aconselha:

  • Tenha uma hora de dormir definida e procure manter um período fixo de sono;
  • Encontre maneiras de relaxar, valendo-se de técnicas de relaxamento, como a meditação, e insira na rotina "padrão" antes de dormir;
  • Evite álcool, cigarro e cafeína à noite;
  • Reduza as luzes e guarde dispositivos eletrônicos por uma hora ou mais antes de dormir;
  • Tente fazer exercícios físicos durante o dia;
  • Maximize o conforto, garantindo que colchão, travesseiros e roupas de cama estejam adequados ao seu corpo e sempre limpos;
  • Bloqueie excessos de luz e de som que possam atrapalhar o repouso;
  • Desenvolva um ritual para o sono que termine no quarto, do qual você não vai mais sair. Por exemplo: tomar um banho e ir para o quarto dormir. Quando colocado em prática, esse ritual ajuda o organismo a entender qual é o ambiente e o horário habituais para relaxar.

Encontrar a melhor rotina ou "rito" pode exigir algumas tentativas e erros para determinar o que é melhor para você, contudo, depois será mais simples adormecer rapidamente e permanecer repousando durante a noite em um momento realmente reparador e que beneficie também a saúde das emoções.

Vivar Sleep Center - Há 19 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com três franquias, uma em Novo Hamburgo/RS e outras duas em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador? Entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS