Fibromialgia afeta a qualidade do sono

05 de janeiro de 2024

Alteração do sono na doença reumática é frequente e pode afetar quase 95% dos pacientes diagnosticados

Pessoas com síndrome da fibromialgia (FM), síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, têm uma relação complexa em relação ao sono. As dores reduzem a qualidade do descanso e o sono ruim provoca dores. A pessoa acorda cansada evidenciando que não houve sono reparador. Existe uma dificuldade de manter o sono profundo. Sono acaba sendo superficial e também com interrupções. A alteração do sono na fibromialgia é frequente, afetando quase 95% dos pacientes, reforça a Sociedade Brasileira de Reumatologia. E junto com a dor acabam associados outros sintomas como cansaço demasiado, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.


A Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que como o sono profundo acaba interrompido, a qualidade de sono é reduzida e a pessoa acorda cansada, mesmo que tenha dormido por um longo tempo. Há ainda outros problemas. Algumas pessoas relatam desconforto grande nas pernas ao deitar na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto. A Sociedade Brasileira de Reumatologia lembra que este problema é chamado de Síndrome das Pernas Inquietas e possui tratamento específico. Há ainda quem apresente Síndrome da Apneia do Sono. Ou seja: parar de respirar durante a noite, situação que também provoca queda na qualidade do sono e sonolência excessiva durante o dia.


O tratamento para Fibromialgia é farmacológico. E trata-se de um problema bastante comum, conforme avaliação da Sociedade Brasileira de Reumatologia. É verificado em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia. De cada dez pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas pode ter relação com a maneira que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.
Caso você apresente maior sensibilidade à dor é importante procurar um reumatologista para diagnóstico e iniciar um tratamento. Além de medicamentos, é importante perceber seus limites, fazer exercícios físicos – mesmo com todas as dificuldades – e adotar uma postura que favoreça o sono, como a cabeça alinhada com o resto da coluna, utilizar um travesseiro entre os joelhos e evitar estímulos no momento de deitar.

Vivar Sleep Center - Há 22 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS