Função soneca: usar ou não usar?

17 de maio de 2021

Cochilar depois do toque do despertador pode confundir o organismo e causar problemas como irritabilidade, taquicardia e perda de memória

Famoso na rotina de muita gente, o botão soneca - aquela função do celular que desliga momentaneamente o despertador e proporciona mais alguns minutos de sono - pode ser o vilão do bom sono. Por mais tentador que seja ficar aqueles minutinhos a mais debaixo das cobertas, esse descanso momentâneo não traz benefícios para a saúde e não entra na conta total de horas de sono.

Segundo o Centro de Soluções do Sono dos Estados Unidos, o uso do botão soneca é um hábito ruim porque piora a qualidade de vida causando irritabilidade, taquicardia, perda de memória e dores. Colocar o despertador para tocar às 6h e só levantar às 7h não significa que se descansou nesse período, já que esse período se caracteriza como uma espécie de limbo, no qual a pessoa fica sem dormir nem acordar direito.

De acordo com Shigueo Yonekura, do Instituto do Sono, em entrevista concedida ao Jornal Nacional recentemente, os danos a longo prazo podem ser ainda maiores, pois a "soneca" causa confusão no cérebro. E essa confusão é química. Logo que a pessoa começa a dormir, a serotonina é liberada pelo organismo. Trata-se de um neurotransmissor ligado à sensação de felicidade e que também relaxa os músculos. Depois, para acordar, a dopamina (outro neurotransmissor) é liberada pois diminui a sonolência. Ao dormir e acordar tantas vezes seguidas ocorre um conflito químico no corpo. Toda essa química, iniciada e interrompida sucessivamente acaba fazendo mal. E o resultado imediato é uma dificuldade ainda maior para levantar da cama.

Mas esse excesso de sonecas também esconde algo mais, como a má qualidade do sono. Se está lutando para acordar pela manhã isso pode significar que está dormindo pouco ou que a qualidade do sono está baixa, não permitindo repouso profundo. Nesses casos, é preciso checar com um especialista se há algum problema, como insônia e apneia do sono. Se a questão for mesmo apenas horas a menos, o recomendável é tentar se organizar para dormir por mais tempo.

A maioria dos adultos precisa dormir entre 7 horas e 8 horas diariamente. O ideal é ter uma noite de sono completa e sem interrupções. O recomendável é levantar no primeiro sinal do despertador. Mais vale tirar um cochilo rápido de 10 ou 15 minutos no início da tarde do que usar o botão soneca. Essa dica pode parecer simples, mas melhora o humor e faz com que a pessoa não se sinta cansada ao longo do dia. Ou seja, aumenta a qualidade de vida. Então, o recomendável é não quebrar horários com a função soneca: dormir um pouco mais e tentar regrar melhor os horários. Isso é garantia de menos bocejos ao longo do dia.



Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.



SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS