Jussara Carvalho, a gerente de vendas

27 de dezembro de 2021

Ex-colaboradora da Vivar Sleep Center descreve o que aprendeu em sua passagem pela empresa, que a marcou profundamente e a ensinou a "ler pessoas".

 

Jussara Carvalho divide a vida profissional entre antes e depois de trabalhar com o CEO e fundador da Vivar Sleep Center, Bruno César Carneiro Dias. E não se trata de um elogio "padrão" de funcionário recém contratado. É uma constatação cheia de respeito de uma ex-colaboradora da empresa aposentada. Jussara tem 68 anos e atuou como gerente comercial de todas as lojas da Vivar no passado. Iniciou sua jornada como gerente da antiga loja do Moinhos Shopping e, adiante, foi promovida com a meta de fazer com que as equipes de todas as unidades se superassem constantemente. Ela treinava vendedores, gerentes e supervisores regularmente e sempre aplicando novas e modernas técnicas.

"Quem passa pelo Bruno (Dias) não sai igual. É algo impossível", reforça Jussara. E mais: ou o profissional se moldava ou saia fora. Leia-se aqui essa última expressão no melhor sentido possível. Quem ficava conseguia atender aos altíssimos padrões de exigência do fundador da marca Vivar, o que significava que poderia passar adiante o DNA da comercialização de bens de consumo de alto padrão com seriedade.

Quem é por ofício vendedor e conhece uma das lojas da Vivar Sleep Center como cliente pode notar com propriedade a qualidade do atendimento. Trata-se de um venda com muitas minúcias, detalhes, informações, dados. Não é nem de longe uma venda rápida. "Por isso, a compra de um produto da Vivar era baseada na confiança que só o conhecimento do produto garante. Quando um vendedor atendia, muitas vezes por horas e horas, ele desafiava o cliente em dúvida a ir na concorrência e voltar se não encontrasse nada parecido. Dito e feito, pois a maioria das pessoas retornava", recorda Jussara. "Confiança a pessoa tem ou não tem na gente. Não existe confiança mais ou menos", repete ela as palavras que gravou de Bruno.

O chefe - que não poupava em cobranças e exigia muito na responsabilidade da equipe em obter resultados acima da média - oferecia aos colaboradores os melhores treinamentos, como lembra a ex-funcionária, que é parte viva da história de 20 anos da Vivar Sleep Center. "Como poderiam os vendedores oferecer um colchão de alto padrão? Eles precisavam saber o que era o luxo e, por isso, deviam passar por experiências luxuosas", narra Jussara. O gestor carregava a equipe para feiras técnicas em outros estados, hospedava todos em bons hotéis ou então programava convenções de vendas também em locais de excelente qualidade. Conforme conta, Bruno não economizou em nada para que a equipe pudesse se colocar no lugar do outro, no lugar do comprador, uma pessoa extremamente exigente e acostumada com o bom e o melhor.

"Vender é ter empatia", defende Jussara, tal como vender é saber o que podemos entregar ao cliente de modo que confie na marca, na gente. Em última instância, vender é "ler pessoas". Algo sofisticado, de fino tato, que leva-se tempo para saber fazer. A última coisa que pesa na venda é o dinheiro. Todos estes e muitos outros aprendizados que ela ganhou com os anos de convivência com o CEO da empresa, Bruno Dias.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

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