Melhores posições para a grávida dormir

04 de outubro de 2021

De bruços, de lado ou de barriga para cima? Nós verificamos cada uma das três posições para a gestante dormir e reunimos dicas importantes para escolha de cada futura mamãe.


Aquela história que você provavelmente já ouviu sobre as melhores posições para grávida dormir não é mito ou “receitinha da vovó”. Realmente, há maneiras que ajudam a grávida a ter um sono mais tranquilo e relaxante durante os 9 meses de gestação. De bruços, de lado ou de barriga para cima? Nós verificamos cada uma das três posições para a gestante dormir. Em tempo: investir em um colchão da Vivar feito a mão, o Hybrid® Handmade, para o maior conforto da mamãe, isso sim é fundamental tal como os investimentos no quarto do bebê.


Dormindo de bruços
Dormir de bruços nos primeiros meses não é contra indicado e não oferece riscos para o bebê. Inclusive, a mulher consegue se manter dessa maneira até o quinto mês de gestação sem nenhum problema. Contudo, é importante conversar com o obstetra para saber se o seu caso ou o da sua companheira em especial permite essa posição. Mulheres com gravidez mais delicadas e sobrepeso devem evitar essa posição já no início da gestação.

Além disso, no primeiro mês pode ser que seja um pouco desconfortável dormir de barriga para baixo. Esse desconforto também retorna no final do quarto mês. A razão é a sensibilidade nos seios, que chega a incomodar bastante a maior parte das grávidas.



Dormindo de lado
Deitar de lado é uma das melhores posições para grávida dormir e foi, inclusive, motivo de pesquisa. Um estudo publicado na revista científica The Journal of Physiology mostra que deitar para o lado esquerdo é a melhor posição para dormir na gravidez.

Ao deitar o corpo virada para a esquerda, a gestante não comprime a veia cava inferior, responsável por levar o sangue até o coração. Isso permite, consequentemente, uma quantidade de sangue oxigenado suficientemente para a mãe e para o bebê. Para ganhar o hábito de dormir de lado, sugerimos também a compra de um travesseiro Plume de la Plume extra para a gestante abraçar o colocar entre as pernas.



Dormindo de barriga para cima
A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo da revista científica The Journal of Physiology mostra que grávidas, quando dormem de barriga para cima, aumentam o risco de complicações com o bebê.

Essa posição também comprime bastante a veia cava inferior, não permitindo que o sangue circule completamente, levando o oxigênio necessário para a mãe e para o bebê. A sensação de mal-estar e falta de ar é bem comum nesta posição.

Por outro lado, há grávidas que preferem se manter assim, pois conseguem dormir sem interromper constantemente o sono. Para tanto, a sugestão é utilizar travesseiros mais altos ou reguláveis como o Plume de la Plume da Vivar, que permitem que o corpo da mamãe fique mais inclinado. O risco de ter problemas de oxigenação é bem menor dessa maneira.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. A empresa conta com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS