Música para dormir com os anjos

09 de agosto de 2021

Desde que o volume e o tempo de uso dos aparatos de som seja equilibrado, a música pode ser um ótimo indutor do sono e atuar como um calmante, capaz de ajudar pessoas que sofrem com a temida insônia.


Você é daqueles que faz tudo ao som de uma musiquinha? Você não está sozinho: basta olhar para os lados na rua e verá muitas pessoas com fones de ouvido. Nas reuniões remotas e no home office então, os fones estão ainda mais presentes. Desde que o volume e o tempo de uso do som seja equilibrado, a música ao fim do dia pode ser um ótimo calmante capaz de ajudar pessoas que sofrem com problemas de sono, como a famosa insônia.


A música age no sistema nervoso parassimpático, que é responsável por responder a situações diversas e que, no caso de uma canção tranquila, diminui o ritmo do coração e da respiração. Contudo, segundo a Fundação do Sono, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que investiga os distúrbios do sono, não é todo gênero musical que dá resultado. Para que seja eficaz o estilo musical deve ser familiar, ou seja, deve estar dentro das preferências pessoais de cada indivíduo. Há mais uma exigência para que o tratamento musical alternativo contra a insônia funcione é que o ritmo seja lento, entre 60bpm e 80 bpm (batidas por minuto).

A pesquisa da Fundação do Sono entrevistou 651 pessoas e descobriu que 62% dos participantes ouviam música para relaxar antes de dormir, argumentando que isso colaborava na estimulação do sono e excluía as distrações externas. A playlist escolhida entre os entrevistados foi muito diversificada, apresentando 545 artistas de 14 gêneros: dos mais populares estava o moderno Ed Sheeran, seguido por Bach, Mozart e Chopin - nomes da música clássica -, além de Brian Eno e Coldplay, artistas mais atuais.

No Spotify, a “playlist para o sono” de muitos usuários tem o nome de Ed Sheeran, cujas faixas mais reproduzidas ficam levemente acima da taxa ideal de 80 batidas por minuto indicada: Perfect (95 bpm), Shape of You (96 bpm) e Happie (90bpm). Músicas de câmara - ou seja, clássica - também são muito comuns em playlists para dormir criadas pelo algoritmo da plataforma de streaming.

Estudiosos do sono indicam ritmos como jazz, clássico e folk para quem está em busca do sono dos anjos. São recomendadas músicas projetadas especialmente para relaxar, já que as repetições de ritmos, mantras, tons baixos e lentos ajudam a "desligar a mente". Outra escolha adequada são canções leves que trazem memórias positivas, pois proporcionam benefícios emocionais.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS