Estudos internacionais divulgados recentemente demonstram que dormir tarde - e poucas horas - é prejudicial para a saúde e reforçam a importância do sono cedo para manter o corpo em dia.
Hoje você acordou e prometeu para si mesmo que iria dormir cedo, certo? Mas, quando a hora de deitar chega, você se percebe navegando no Instagram ou pesquisando coisas aleatórias no Google às 2h da madrugada – mesmo que precise se levantar às 6h para trabalhar. Se isso acontece com frequência, é hora de repensar esse hábito.
Em um estudo recente conduzido por pesquisadores da University College London e da Université Paris Cité, publicado na revista PLOS Medicine, analisou um grupo de quase 8 mil funcionários públicos com idades de 50, 60 e 70 anos do Reino Unido por um período médio de 25 anos. O estudo constatou que, depois dos 50 anos, a “curta duração do sono está associada ao aparecimento de doenças crônicas e multimorbidades". Ou seja, aqueles que costumam dormir cinco horas ou menos à noite têm maior risco de desenvolver várias doenças crônicas à medida que envelhecem.
O estudo aponta que:
• aos 50 anos, o risco aumenta em 30%;
• aos 60, o percentual passa para 32%;
• aos 70, o risco é 40% maior.
Entre as doenças percebidas como recorrentes estão a diabetes, câncer, doença coronariana, AVC, insuficiência cardíaca, depressão, demência, doença hepática, Parkinson e artrite.
Outro estudo, divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, informa que adultos que não dormem o suficiente (segundo o estudo, de 7 a 9 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver obesidade e pressão alta. Além disso, o sono ajuda a restaurar o corpo e é o momento em que o organismo produz e regula hormônios. Por isso, a falta do sono pode comprometer o apetite, metabolismo, desejo sexual e frequência cardíaca.
O que fazer para dormir mais cedo?
Se você quer dormir mais cedo para descansar e repor as energias, você precisa também garantir que vai ter um boa noite de sono. Para ajudar nesse processo, você pode reajustar alguns hábitos:
• Não consuma bebidas alcóolica ou com cafeína após às 16h;
• Evite exposição a luz azul (aquela emitida pela TV, celular, tablet) até 1h antes de dormir;
• Evite ingerir comidas pesadas à noite;
• Medite em luz baixa ou amarela para estimular a qualidade do sono;
• Dê preferência a dormir no escuro.
Chegou a hora de dormir? Deixe o celular de lado, desligue a TV e acalme a mente com um bom livro. Como você quer ter sono – e não ideias – opte por livros com boas histórias e evite leituras que obriguem você a fazer anotações ou que forneçam insights.
Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.
Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.
Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.