O que é a Síndrome do Comer Noturno e como tratá-la

09 de outubro de 2023

De fome noturna ao sentimento de culpa, a doença afeta significativamente a qualidade de vida

A Síndrome do Comer Noturno, também conhecida como Transtorno da Alimentação Noturna (Night Eating Syndrome - NES), é um distúrbio alimentar caracterizado por padrões anormais de alimentação durante a noite, incluindo a ingestão frequente de alimentos após o jantar e despertares noturnos para comer. Essa condição afeta o ciclo natural de sono e vigília e está associada a vários sintomas, incluindo insônia e ansiedade.

Algumas características típicas da síndrome incluem:

Consumo noturno de alimentos
Pessoas com NES frequentemente consomem uma quantidade significativa de calorias durante a noite, comendo após o jantar. Essas refeições noturnas são geralmente ricas em carboidratos e alimentos altamente calóricos.

Despertares noturnos para comer
Além de comer depois do jantar, os indivíduos com NES podem acordar durante a noite especificamente para fazer refeições.

Desjejum atrasado
Muitas vezes, as pessoas com a síndrome do comer noturno tendem a adiar o desjejum (café da manhã) até mais tarde no dia seguinte, às vezes perto da hora do almoço.

Lembrança das refeições
Pessoas com NES frequentemente têm pouca ou nenhuma lembrança das refeições noturnas. Elas podem agir como sonâmbulas durante esses episódios de alimentação.

Sentimentos de culpa e angústia
Após as refeições noturnas, os indivíduos com NES podem experimentar sentimentos de culpa, remorso ou angústia.

A causa exata da Síndrome do Comer Noturno ainda não é totalmente compreendida, mas fatores como estresse, ansiedade, desequilíbrios hormonais e genética podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

O tratamento da Síndrome do Comer Noturno geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar. Confira o que você pode fazer para mitigação dos sintomas.

Terapia cognitivo-comportamental
A terapia cognitivo-comportamental é frequentemente utilizada no tratamento da NES. Ela ajuda os indivíduos a identificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos alimentares prejudiciais, bem como a desenvolver estratégias para modificá-los.

Medicação
Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicamentos, como antidepressivos ou que afetam os neurotransmissores, para ajudar a controlar os sintomas da NES.

Aconselhamento nutricional
Um nutricionista pode ajudar a desenvolver um plano alimentar saudável e equilibrado, bem como a promover a conscientização sobre os padrões de alimentação noturna.

Gerenciamento do estresse e da ansiedade
Terapias de redução do estresse, como a meditação e a prática de técnicas de relaxamento, podem ser úteis para reduzir os fatores desencadeantes da NES.

Regulação do ciclo de sono e vigília
Melhorar a higiene do sono e adotar uma rotina consistente de sono pode ajudar a normalizar o padrão de sono e alimentação.

É importante procurar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando a Síndrome do Comer Noturno, pois essa condição pode ter impactos negativos na saúde física e mental. O tratamento adequado pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS