O sono dos atletas

27 de fevereiro de 2023

Entenda como os atletas utilizam suas horas de sono para potencializar o descanso do corpo e da mente. 

A importância do sono para o bom funcionamento do organismo já foi mais do que comprovada por diversos estudos. Por isso, associar o fortalecimento do sistema imunológico, a liberação da produção de hormônios e a consolidação de memórias a um sono de qualidade com duração determinada, em geral, estipulada em 8 horas seguidas por noite, virou quase um consenso.

Nick Littlehales, especialista em sono de atletas, contudo, questiona essa estimativa e atesta que é possível potencializar o descanso físico e mental ao fragmentar o sono. O autor de: Sleep: The Myth of 8 Hours, the Power of Naps, and the New Plan to Recharge Your Body and Mind (algo como, Sono: o mito das 8 horas, o poder do cochilo e o novo plano para recarregar seu corpo e mente, em tradução livre), ainda sem edição no Brasil, acredita ser possível compensar noites curtas de sono com cochilos de 90 minutos durante o dia. 

Para o britânico, a necessidade de descanso de um terço do dia é indiscutível, mas ela pode ser reconfigurada, desde que atinja um total de 35 ciclos em sete dias,  o que significa cinco ciclos por dia. Se cada ciclo de sono dura 90 minutos, é possível ter quatro ciclos à noite (o que daria seis horas) e completar o último ciclo na hora do almoço ou no fim da tarde. Essa é, inclusive, a recomendação que ele oferece para alguns dos maiores times de futebol do mundo, como o Manchester United e a seleção inglesa treinada pelo sueco Sven-Göran Eriksson, com os quais trabalhou.

Nick acredita que ao longo do dia há momentos para os quais o corpo humano é biologicamente "desenhado" para descansar. Um horário em que seria "natural" dormir é o meio-dia. Outro é o período entre 17h e 19h. Vale salientar que descansar não significa sempre dormir. Littlehales recomenda que as pessoas adotem "períodos de recuperação controlada" (CRP, na sigla em inglês), o que significa destinar 30 minutos (ou um terço do ciclo de 90) para uma sessão de relaxamento que pode ser feito através de música, meditação ou  simplesmente colocar uma toalha sobre a cabeça e ficar em local silencioso.

Usar esses horários para descansar ajuda a recuperar o corpo, como fazem alguns atletas. Para o especialista é natural pensar que as pessoas podem dormir bem tendo um sono bifásico (dormindo menos horas durante a noite e complementando o sono com 90 minutos de cochilo ao meio-dia), assim como também é possível ter um sono trifásico, incorporando um ciclo adicional de sono no final da tarde.

Nick dá ainda alguns conselhos para melhorar a qualidade do sono quando a noite chega.  E aqui, aquela velha recomendação de higiene do sono continua sendo extremamente importante. Parar de usar o celular ou computador uma hora antes de deitar é a chave para o corpo entender que está na hora de repousar, tendo em vista que a luz emitida pelos aparelhos inibe a produção do hormônio que induz o sono. 

Outra boa dica é dormir em posição fetal, virado para o lado contrário ao seu lado dominante e respirar somente pelo nariz, já que a respiração pela boca reduziria a qualidade do sono. Dormir em uma cama ampla e confortável também faz toda diferença na opinião do especialista. Se o colchão tiver a excelência e a qualidade de um Hybrid Handmade da Vivar Sleep Center, melhor ainda. Afinal, a Vivar tem orgulho de oferecer colchões totalmente montados à mão, com a ajuda de capitonês, aplicados um a um por mestres colchoeiros. Isso não apenas reduz a quantidade de cola utilizada na fabricação do produto  — extremamente prejudicial ao seu organismo —, como também mantém uma estrutura sólida e homogênea ao longo de todo o produto.

Agora que você já sabe como os atletas se mantêm em foco, com o sono em dia, vale a pena testar as dicas do especialista britânico, sempre que sua noite de sono não for completa. 

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. 

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS