Para equilibrar as fases do sono, o movimento rápido dos olhos é essencial
A canção I Don't Sleep, I Dream, composta por Berry Buck e Mills Stipe, da banda norte-americana R.E.M. canta “Eu não durmo, eu sonho” e fala que está à procura de uma interrupção, de ver alguém olhando para cavar os sonhos e entrar em uma pequena e delicada cena do sono. O nome do grupo traz a referência de uma das fases do sono, Rapid eye movement, e especialmente essa canção carrega um pouco do significado em meio à poética sobre o adormecer e da redução da consciência, libertando o impossível do sonho em camadas que vão se sobrepondo e se misturando. Um processo dividido em duas fases: o sono não-REM (movimento não rápido dos olhos, traduzido do inglês) e o sono REM (movimento rápido dos olhos, traduzido do inglês) com suas características e etapas.
O sono não-REM envolve quatro momentos por atividade cerebral menos intensa – hora do corpo descansar, incluído atividades neurais. O Instituto do Sono aponta que no estágio 1 ocorre a etapa do adormecimento. Ela se prolonga por 15 minutos e é uma transição entre estar acordado e dormindo. Há relaxamento dos músculos e a respiração fica mais leve. Na sequência vem o estágio 2, que envolve um sono mais leve. Nesse segundo momento, existe uma desconexão do cérebro com estímulos externos (ruídos, barulho, toque, por exemplo). Também a temperatura e o ritmo cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa se aproxima do sono profundo.
É no estágio 3 que o corpo já começa a entrar em um sono profundo. Aqui se forma, conforme publicação na revista Espaço Aberto, publicação da USP, o sono Delta, o mais profundo. É muito semelhante à fase seguinte. O tônus muscular diminui progressivamente. No estágio 4, se dá a fase mais profunda do sono. Momento em que ocorrem os picos de liberação de GH – hormônio do crescimento – e leptina – hormônio que controla o apetite. Cortisol também começa a ser liberado até atingir seu pico no início da manhã. Ou seja: é o momento que o nosso organismo consegue liberar hormônios relacionados com o crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.
Após o estágio 4, a pessoa passa novamente pelos estágios 3 e 2 e entra então no sono REM nos apontamentos publicação. Somente depois de todos os estágios e suas repetições, que o corpo entra em estado de sono REM. Espaço essencial de sono, mas não exatamente de pausa cerebral e de conexões. No sono REM, a atividade cerebral acelera e se torna intensa. É nessa fase que acontecem os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo. Momento em que o que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Embora não resulte em um descanso profundo, é essencial para a recuperação emocional.
Criatividade, atenção, memória e até humor estão de alguma forma ligados ao estado REM do sono, que é um estado fisiológico complexo. Em todo esse processo fundamental é necessário contar com uma quantidade suficiente de horas de sono por noite para equilibrar as fases do sono, resultando na revigoração do corpo e da mente, no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental e física do relógio biológico programado num ciclo de 24 horas.
Vivar Sleep Center - Há 22 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.
Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.
Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.