Síndrome das Pernas Inquietas

12 de abril de 2021

Entenda o que a sigla SPI significa, do que se trata este distúrbio e como ele pode afetar o sono de quem sofre deste mal.

Você costuma sentir uma intensa necessidade de movimentar as pernas quando está sentado ou deitado? Se a resposta for sim, preste atenção pois você pode estar sofrendo de um distúrbio conhecido como Síndrome das Pernas Inquietas, ou SPI. Esta condição tende a comprometer significativamente a qualidade de vida, uma vez que se manifesta fortemente em momentos de repouso. Estima-se que a origem seja genética, mas os estudos em andamento ao redor do mundo ainda são inconclusivos. Neste post, vamos trazer mais detalhes sobre o assunto

O que é a SPI? 

Também conhecida como Síndrome de Ekbom, é uma doença neurológica que se caracteriza pela sensação de desconforto nos membros inferiores, quando se está sentado ou deitado, gerando a urgência de levantar-se, caminhar ou movimentar as pernas. Os primeiros sinais se apresentam na infância, mas aumentam com a idade, sendo que a maioria dos casos é diagnosticada por volta dos 50/60 anos. Em geral, os sintomas são mais intensos à noite e o paciente dorme mal ou quase não dorme. Como consequência, pode passar o dia com sono, cansado, indisposto e irritado. 

Os sintomas, em geral, incluem:

  • Começar a sentir a urgência em movimentar as pernas quando se está deitado ou sentado com as pernas endireitadas;
  • Perder essa vontade quando se faz algum movimento intencional com as pernas, como alongá-las, sacudi-las, cruzá-las ou começar a andar;
  • Sentir piora dos sintomas à noite;
  • Ter crises de movimentos periódicos das pernas durante o sono, um outro quadro que faz com que a pessoa chute e movimente as pernas a noite toda, enquanto dorme.


O que causa a SPI?

Não se sabe ao certo qual é a causa da SPI. Alguns especialistas suspeitam que esteja relacionada com um desequilíbrio da dopamina no cérebro, que manda as mensagens que controlam os movimentos musculares do corpo. Também existem estudos que demonstram que estes distúrbios são mais frequentes em determinadas famílias, o que reforça a tese de influência genética. Algumas condições são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da SPI, como a gravidez, que pode desencadear os sintomas. Deficiência de ferro, neuropatias periféricas e distúrbios metabólicos, como a insuficiência renal crônica, também estão associados à SPI.

Como se trata a SPI?

Exames de sangue e/ou testes de condução nervosa e/ou muscular (eletroneuromiografia) são indicados para excluir outras causas de SPI. A polissonografia, embora não seja necessária para a confirmação clínica, costuma ser pedida por causa da associação frequente da SPI com movimentos periódicos durante o sono. Contudo, na maioria dos casos, não se identifica uma causa única para a ocorrência da síndrome.

O tratamento envolve medidas como a prática de exercícios físicos aeróbicos, tratamento de possíveis deficiências de ferro ou vitaminas, controle de doenças associadas como diabetes, neuropatias, entre outras. Sugere-se evitar café, chá preto, chá mate e chocolate. O tratamento medicamentoso é feito com dopaminérgicos ou anticonvulsivantes. 

Importante: o agravamento dos sintomas pode tornar insuportável a vida do portador da síndrome e da pessoa com quem divide a cama ou o quarto. Só o tratamento adequado é capaz de controlar as crises e aliviar os sintomas que pioram à noite. Não se automedique. Procure assistência médica especializada o quanto antes. O sono e o descanso são essenciais para a vida. Cuide de você!

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS