Sonhos que Mudaram o Mundo

24 de janeiro de 2023

Descubra como algumas horinhas de sono ajudaram a solucionar alguns dos mistérios da humanidade.

O que há em comum entre a invenção da máquina de costura, o filme O Exterminador do Futuro e a canção Let It Be, dos Beatles? Todos nasceram a partir de sonhos. Sim, um breve encontro com Morfeu foi capaz de trazer à vida obras que, de alguma forma, tiveram um grande impacto em nossa sociedade. E estes são apenas 3 exemplos. Mas a história está repleta deles. Por isso, e também para tornar a sua leitura mais ágil, decidimos fazer uma série de posts sobre o tema. 

Para começar essa jornada, vamos falar sobre invenções e descobertas que surgiram para facilitar nosso dia-a-dia. 

No início do século XIX, o inventor Elias Howe estava tendo dificuldades para tornar o seu design de máquina de costura realmente funcional. Um pequeno detalhe estava lhe tirando o sono: a agulha de costura comum (com o orifício do lado oposto à ponta) não parecia se encaixar ao seu novo invento. A resposta para o problema só veio depois de umas horinhas de descanso, quando Howe teve um pesadelo no qual canibais o ameaçavam de morte, caso ele não fosse capaz de criar uma máquina de costura em até 24 horas. Ao falhar, os integrantes do grupo o atacaram com lanças que possuíam um orifício na ponta. Ao observar a lança, Howe percebeu (de alguma forma) que para que a máquina de costura funcionasse, o orifício da agulha precisava ter sua posição alterada para a ponta. O que acaba sendo um ótimo exemplo de como sonhos, ou até mesmo um pesadelo, podem ser úteis quando o assunto é criatividade.

Ainda no século XIX, outro importante momento da história ocorreu quando o químico russo Dmitri Mendeleev, criador da Tabela Periódica dos Elementos, sonhou com uma tabela onde todos os elementos se encaixavam. Ao acordar, ele buscou imediatamente uma forma de anotar o que havia visto em sonho. Mendeleev estava há anos buscando organizar os elementos já encontrados de uma maneira significativa. A tabela resultante havia sido configurada tão perfeitamente em seu sonho que ele inclusive percebeu que ainda não haviam encontrado todos os elementos na época. 

Também foi um sonho que levou Niels Boher ao Prêmio Nobel de Física, pela descoberta da estrutura do átomo. A ideia do modelo atômico surgiu quando Boher viu (em sonho) o núcleo do átomo com elétrons girando em torno dele – como planetas girando em torno do sol. Ele entendeu, então, que precisaria dedicar a sua pesquisa para provar essa teoria, voltando aos laboratórios em busca de evidências. 

Já no século XX uma das descobertas científicas mais importantes para a humanidade também teve sua raiz associada aos sonhos. Mas essa história é controversa. A forma e a estrutura do DNA era uma incógnita para muitos cientistas, que vinham dedicando suas vidas ao estudo. Até que, em 1953, James Watson se deparou com a imagem da dupla hélice para a cadeia de DNA através de seu sonho de uma escada em espiral. No ano anterior, com a ajuda de Maurice Wilkins, ele teve acesso a "foto 51", a imagem mais famosa do DNA, obtida pelos estudos com raio x de Rosalind Franklin. Inclusive, foram os dados dela que embasaram a brilhante ideia de Watson e Francis Crick e que daria à dupla o Prêmio Nobel em 1962. Vale assistir ao vídeo: Rosalind Franklin: a heroína injustiçada do DNA, do canal Ted-Ed no YouTube. 

Aos 23 anos, quando ainda era apenas um estudante universitário em Stanford (nos Estados Unidos), Larry Page sonhou que era possível baixar a internet inteira, mantendo apenas os links. Ao acordar, buscou papel e caneta e anotou a base para um algoritmo que, futuramente, seria usado para alimentar um novo mecanismo de busca, hoje conhecido como Google. A história foi contada por Larry em um discurso de formatura, na Universidade de Michigan (nos Estados Unidos), em 2009. Seu conselho para os formandos? "Quando um sonho realmente grande aparecer, agarre-o".

E se você, assim como nós, achou todas essas histórias fascinantes, não deixe de acompanhar a nossa série sobre descobertas e invenções que surgiram a partir de sonhos. No próximo texto falaremos sobre o universo das artes.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. 

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS