Sono de beleza

25 de março de 2021

Por quê dormir bem também é bom para a pele, para o cabelo e para a harmonia do corpo de modo geral, incluindo a estética.

Se vivêssemos em um mundo ideal, todos teríamos 8h diárias de sono, assim como recomendam os especialistas. Mas esta não é a realidade da maioria. Infelizmente, a rotina nos impede de darmos a devida atenção à quantidade de horas de sono. Além disso, não é novidade que noites mal dormidas podem causar inúmeras consequências.

Uma parcela desses problemas está relacionada à estética – e, não, não estamos falando apenas das famosas olheiras. “Uma noite de sono com toda a certeza tem influências estéticas, tanto que a qualidade do sono é uma das perguntas que fazemos aos clientes durante a avaliação”, salienta Juliana Soares, cosmetóloga estética.

A profissional explica que, durante o sono, o corpo equilibra os níveis hormonais, libera toxinas e faz uma "purificação" que ocorre totalmente dentro de 7 a 8 horas. Quando as noites não são reparadoras, além do aparecimento clássico das olheiras profundas, que por si só já são incômodas na frente do espelho, os níveis hormonais ficam alterados e comprometem esse processo. “A falta de descanso libera radicais livres no organismo que degradam as fibras de colágeno, fazendo com que o rosto perca sustentação e elasticidade, provocando ressecamento, falta de viço e pele envelhecida.”

Estudos realizados por pesquisadores norte-americanos da área dermatológica vão ao encontro da fala da cosmetóloga. Um dos trabalhos foi realizado pela University Hospitals Case Medical Center, nos Estados Unidos. Os cientistas constataram que poucas horas de sono ou um repouso de baixo nível aumentam a velocidade da formação de rugas e a quantidade de manchas, além de reduzirem de forma significativa a capacidade da pele se recuperar da agressão de fatores como a poluição, por exemplo.

Dormir pouco também pode afetar o peso, pois modifica o padrão que sinaliza a fome e a saciedade. Nesse sentido, a pessoa pode sofrer uma alteração nas escolhas alimentares, com preferência por alimentos ricos em carboidratos e gorduras. A restrição do sono também diminui o gasto energético basal e indivíduos cansados têm menos disposição para realizar atividades físicas.

“Indiretamente, a noite de sono também pode causar transtornos estéticos, já que está associada ao aumento de peso e a dificuldade de perder medidas. Ao mesmo tempo, a indisposição que a falta de um bom sono traz, impede, por vezes, que o indivíduo siga uma rotina saudável”, explica a especialista.

Além dos processos naturais que ocorrem no corpo durante o sono, também é possível utilizar-se desse momento para potencializar a beleza. Juliana aconselha que, antes de dormir, se use um tempo para fazer a limpeza e a hidratação do rosto. À noite, a pele fica mais receptiva aos efeitos dos produtos, além de garantir aparência 'fresca' ao levantar. “Esse momento de autocuidado vai auxiliar no relaxamento e o tempo de sono vai fazer com que a absorção dos ativos do produto de beleza utilizado seja potencializado. No caso do uso de despigmentantes, que combatem manchas na pele, também devem ser aplicados antes de dormir, justamente porque nesse período não haverá exposição a luz solar”, detalha.

Podemos concluir que conquistar uma pele bonita e saudável vai muito além de realizar procedimentos médicos e/ou dermatológicos. Hábitos saudáveis de sono auxiliam não só na aparência, mas também no equilíbrio do organismo como um todo.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS