Sono e volante: uma busca pela segurança nas estradas

29 de setembro de 2023

Sono é responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes no Brasil.



"Dormir ao volante" é uma expressão que todos nós já ouvimos e, infelizmente, essa situação é mais comum do que gostaríamos de admitir. O sono e o volante formam uma combinação perigosa que pode ter consequências devastadoras nas estradas.

O sono é uma necessidade fisiológica essencial para o nosso bem-estar. Durante o sono, nosso corpo se recupera, nossa mente se rejuvenesce e nossos sistemas se reequilibram. A falta de sono adequado afeta negativamente nossa concentração, nossa capacidade de tomar decisões e tempo de reação. Essas são habilidades críticas para qualquer motorista, independentemente da distância que percorre.


Quando alguém decide se aventurar nas estradas após uma noite mal dormida está colocando a si mesmo e a outros em risco. Os efeitos do sono insuficiente no volante são semelhantes aos da embriaguez. A sonolência afeta a coordenação motora, a atenção e a capacidade de julgamento, tornando a condução perigosa. A sensação de cansaço pode levar a cochilos, breves períodos de sono que ocorrem involuntariamente, e que podem resultar em acidentes graves. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que o sono é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país.


Para mitigar os riscos associados ao sono e ao volante é fundamental seguir algumas práticas simples:


1. Descanso adequado
Certifique-se de ter uma boa noite de sono antes de uma viagem longa. O descanso prévio é fundamental para manter o estado de alerta.

2. Faça pausas
Se estiver em uma viagem longa, faça pausas regulares para esticar as pernas, relaxar e restabelecer a energia.

3. Evite horários críticos
Se possível, evite dirigir durante as horas em que normalmente estaria dormindo, como a noite e as primeiras horas da manhã.

4. Não confie na cafeína
Embora a cafeína possa proporcionar um estímulo temporário, não é uma solução eficaz para combater a sonolência prolongada.

5. Conheça seus limites
Se você estiver se sentindo sonolento, reconheça isso e não hesite em encontrar um local seguro para descansar.

6. Carona ou rodízio
Se estiver viajando com alguém, compartilhe a responsabilidade de dirigir para garantir que ambos estejam alertas.


Lembrando que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Se você conhece alguém que está planejando dirigir cansado, faça a sua parte e incentive essa pessoa a descansar adequadamente antes de assumir o volante.
O sono e o volante podem se unir de maneira perigosa, mas com conscientização e responsabilidade podemos ajudar a reduzir os riscos e tornar nossas estradas mais seguras para todos. Afinal, a vida e a segurança vêm sempre em primeiro lugar.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS