Ter uma hora certa para acordar – e para dormir – ajuda obter um sono de maior qualidade

19 de julho de 2022

Quem tem uma rotina de sono aproveita melhor o ritmo natural do organismo, priorizando a recuperação física, mental e emocional do corpo e do cérebro.

Qualidade do sono e rotina são duas coisas que andam lado a lado. Quanto mais você acostuma seu corpo a determinadas práticas, melhor você vive – e isso vale também na hora de dormir. Por isso, saiba que se programar para acordar todos os dias no mesmo horário vai lhe fazer muito bem!


Autora de livros (e-books disponíveis em inglês) como Durma rápido, acorde bem: descubra os segredos do sono restaurador e da energia vibrante e O pequeno livro do sono: a arte do sono natural, a fisiologista, pesquisadora e especialista em sono Nerina Ramlakhan explica que acordar mais ou menos no mesmo horário todas as manhãs, especialmente entre 7h e 8h, e dormir antes da meia-noite são hábitos que ajudam a alinhar as várias fases do sono. E mais: a médica alerta que dormir demais, acima de 10 horas por dia, a longo prazo pode prejudicar a saúde mental.


Isso acontece porque, segundo a pesquisadora, as células do nosso corpo estão sincronizadas aos movimentos da terra e da lua. É o que a ciência explica através do ritmo circadiano, que conecta as funções do corpo aos níveis de luz e escuridão do ambiente. Ou seja, quando anoitece, o cérebro entende que é hora de repousar e, por isso, ajusta o corpo para isso.

A partir de seus estudos, Nerina indica que o período de 90 minutos antes da meia-noite é uma das fases mais poderosas do sono, pois é nesse momento que o corpo é reabastecido. Quem está dormindo nesse horário até não percebe, mas está passando por um momento de 'cura' física, mental e emocional.


Ter horários para dormir é fundamental para viver bem


Concordando com Nerina Ramlakhan, o especialista em sono Raj Dasgupta afirma que ter horários definidos para dormir e acordar é essencial para regular o sono e o dormir bem de quem apresenta dificuldades a respeito. O professor da Universidade do Sul da Califórnia reforça que deve ser um hábito regular, inclusive aos fins de semana, dias de folga e de home office. Um horário de sono irregular pode estar associado a problemas de saúde como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e distúrbios de humor, segundo estudos diversos analisados pela CNN Internacional.


Outra coisa para acordar bem, é preciso fugir do botão soneca. Ou seja, defina alarme no horário que precisa levantar e, quando tocar, saia da cama e acenda a luz - ou vá para um ambiente com luz natural. Lembre-se do ritmo circadiano que falamos acima, pois é a iluminação que faz o cérebro entender que é hora de acordar. Se sentir que precisa ajustar melhor o relógio biológico, deixe as luzes acesas durante o dia e sempre que possível, faça pausas no trabalho e dê uma caminhada ao ar livre, para informar o cérebro que ainda há liz lá fora.


Da mesma forma, quando for se preparar para dormir, é importante diminuir a intensidade das luzes e, sempre que possível, evitar o uso de aparelhos eletrônicos das tais telas azuis. Ou seja, não leve o computador para o quarto e deixe o celular de lado. Agora, deitou para dormir e o sono não vem? A recomendação de Dasgupta é insistir por no máximo 20 minutos e, se continuar muito desperto, sair da cama para fazer algo relaxante - como preparar um chá ou ler um livro - e com pouca luz, voltando para a cama quando estiver pronto para dormir.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS