Um aracnídeo na sua cama

30 de março de 2021

Tudo que você precisa saber sobre os temidos ácaros e como pode evitar presença deles na sua na sua casa e, pior, na sua cama.

Os ácaros são seres microscópicos pertencentes à classe dos aracnídeos. Esse inseto minúsculo, que é invisível ao olho humano e, por causa do seu tamanho — a maioria dos adultos mede entre 0,25mm e 0,75mm — e também, claro, da sua capacidade de evolução e adaptação, consegue explorar muitos habitats.

Segundo os acarologistas, cientistas que estudam especialmente os ácaros, existem aproximadamente 48 mil espécies já descritas pela ciência, mas estimativas apontam que, na verdade, existem entre 500 mil e 1 milhão de ácaros diferentes no mundo atualmente.

Eles se reproduzem com facilidade em temperaturas entre 25°C e 30°C e umidade relativa do ar em cerca de 75% a 80%, ou seja, se dão muito bem em regiões tropicais, como é o caso da maior parte do Brasil. Os ácaros também se proliferam na poeira domiciliar e são fãs de ambientes escuros.

Ácaros se alimentam de alguns fungos e, principalmente, das células mortas que descamam da pele humana ou animal. Levando em conta todas ‘preferências’ deste minúsculo inseto, se existe um local da casa que é considerado o verdadeiro paraíso para os ácaros, esse lugar é o colchão, tal como travesseiros, lençóis, cobertores e edredons – ao longo deste post vamos falar mais sobre isso.

Impacto na saúde respiratória - Os ácaros que vivem em poeira residencial são os principais responsáveis por danos à saúde, uma vez que podem provocar reações alérgicas em pessoas com problemas respiratórios, tais como a rinite e bronquite alérgica.

A espécie Sarcoptes scabie, por exemplo, é responsável pela escabiose ou sarna, uma doença contagiosa que provoca coceira intensa na pele e é extremamente complexa de se tratar. Também há a Demodex folliculorum, que está relacionado com a formação de cravos e espinhas. Vale ressaltar que, além dos próprios ácaros, seus fragmentos e dejetos são os principais causadores de variadas manifestações alérgicas do aparelho respiratório humano, incluindo alguns casos de asma.

Intrusos no travesseiro e no colchão - Após dois anos, um terço do peso do travesseiro é formado por ácaros. A constatação é impactante, mas já foi comprovada por inúmeros estudos científicos.

Antes citamos que o colchão é o lugar preferido dos ácaros. Para sermos mais específicos, estima-se que existam pelo menos 1,5 milhão de insetos vivendo na sua cama nesse exato momento. Este cenário assustador ocorre pois o atrito com o lençol e o travesseiro faz com que a nossa pele escame e se desprenda, entrando em contato com lençóis, colchas e cobertas que mantêm a umidade, a temperatura e a escuridão durante boa parte do tempo. Assim, quando a pessoa senta ou deita sobre o colchão, forma-se uma “névoa” de partículas proveniente dos ácaros, que são inaladas e causam, por exemplo, as crises alérgicas.

Enquanto um colchão pode abrigar milhares de ácaros e seus detritos, ele não é o único objeto a 'aglomerar' esses seres: travesseiros também são esconderijos perfeitos. Já percebeu que o seu travesseiro ficou mais pesado após alguns anos de uso? São os ácaros ai se acumulando dia após dia. Almofadas, bichos de pelúcia, cobertores, tapetes, cortinas e carpetes também precisam de atenção. Mas, como evitar essa verdadeira praga?

O que fazer para combater? - Para reduzir a proliferação desse morador indesejado é necessária uma manutenção preventiva. A limpeza e higienização frequente da casa e, em especial, dos objetos propensos ao acúmulo dos ácaros reduz a quantidade e evita o surgimento das doenças. Também é importante abrir as janelas, uma vez que a luz solar e a ventilação vão deixar o ambiente mais arejado e fresco e isso dificulta a reprodução dos ácaros.

Quando for realizar a limpeza dos seus colchões, a lavagem a seco é a mais indicada, já que a umidade é favorável ao inseto. E lembre-se que o ideal é trocar os travesseiros a cada 2 anos. Os modelos Plume de La Plume Vivar são próprios para serem lavados na máquina, um dos poucos do mercado com essa facilidade.

Outra opção é adquirir as capas laváveis e com tecnologia antiácaros. A Vivar possui a capa protetora para colchão Double Cover, também com proteção antiácaros e lavável na máquina, ajudando a rotina do seu dia a dia.

Infelizmente, é impossível eliminar 100% dos ácaros. Entretanto, seguindo as dicas acima é possível diminuir consideravelmente o acúmulo desses insetos e o risco de desencadear alergias e demais doenças respiratórias.

Abaixo a ficha técnica do travesseiro e da capa protetora, ambas da Vivar:

Travesseiro Plume de La Plume Vivar:
- Único do mercado com as duas matérias-primas mais nobres para travesseiros: plumas de ganso e plumas de látex
- Plumas de ganso coletadas por queda natural, sem nenhum prejuízo para o animal
- Mais de 1kg de matéria-prima por peça
- Com regulagem de altura: basta retirar as plumas de látex e personalizar a altura do seu travesseiro
- Único do mercado com o conforto da pluma de ganso e o suporte do látex
- Acompanha exclusiva sacola ecologicamente correta para transporte do travesseiro onde quer que se vá


Capa protetora Double Cover Vivar:
- Protetor impermeável e pillow top para colchão
- Protege contra líquidos e odores, aumentando a vida útil do colchão em até 50%
- Proteção anti-ácaros
- Tecido viscose: mantém a temperatura fresca
- 100% impermeável
- Lavável na máquina


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS