Um artesão importantíssimo: o mestre colchoeiro

19 de março de 2022

O ofício artesanal é assunto sério e de respeito, pois é talento de poucos, que transformam materiais diversos em itens feitos à mão. E, no Dia do Artesão, não poderíamos esquecer do artesão que faz colchões: o mestre colchoeiro.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 19 de março como o Dia do Artesão, antes mesmo desse trabalho ser reconhecido como profissão formal em dezenas de países. A data escolhida foi em homenagem a São José, o santo deste mesmo dia, pois ele era carpinteiro e pai de Jesus, que também aprendeu o mesmo ofício.


No Brasil, as políticas públicas voltadas ao artesanato tiveram início com a então primeira-dama Ruth Cardoso, que criou o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) na década 90, durante o governo de seu marido, o presidente Fernando Henrique Cardoso. Assim, iniciativas para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade artesanal foram estabelecidas no País e prosseguem até hoje.


Foi somente em 2015 que o projeto de Lei nº 13.180, sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff, regulamentou e reconheceu a profissão de quase 10 milhões de brasileiros, que criam e produzem com suas próprias mãos milhares de produtos, levando sustento às suas famílias. A lei assinada em 22 de outubro de 2015 apresenta o artesão como "o indivíduo que exerce uma atividade predominantemente manual, que pode contar com o uso de ferramentas, com produção feita de forma individual, coletiva, associada ou cooperativada".


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor do artesanato fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, o equivalente a 3% do PIB do Brasil. O artesão, além de propagar a cultura do feito à mão, move a economia. O ofício artesanal é assunto sério para quem valoriza a cultura do aprendizado de pai para filho, a ancestralidade de técnicas seculares e a criatividade para inovar tornando o fatto a mano superior muitas vezes do que é produzido por máquinas.

Hybrid Handmade - A Vivar Sleep Center também tem parte neste mundo artesanal, afinal o colchão Hybrid Handmade tem montagem manual e artesanal, feita por mestres colchoeiros usando as melhores e mais reconhecidas técnicas artesanais e matérias-primas altamente tecnológicas do mercado internacional.

Após anos de estudo e aprimoramento, a Vivar conseguiu trazer - por meio de muita pesquisa da ciência do sono e a habilidade de artesãos extremamente qualificados - ao mercado brasileiro o suprassumo dos colchões, que coloca o País no mapa dos melhores produtores de colchões high end do mundo. O Hybrid Handmade traz o que se conhece de conforto para o descanso e seu ponto alto é a montagem, totalmente feita à mão.

Por isso, no dia de hoje, 19 de março, que celebra os artesãos, agradecemos e parabenizamos todos que ajudam a Vivar Sleep Center a oferecer ao mercado um dos melhores colchões do mundo. Obrigado!

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS