Você sabe o que é higiene do sono?

06 de janeiro de 2022

Essencial em todas as idades, a prática da dita "higiene do sono" organiza os horários e os rituais antes de dormir, tudo para evitar distúrbios do sono.


A higiene do sono é a adoção de comportamentos, rotinas e condições ambientais relacionadas com o bom repouso, resultando em ações individuais que permitam uma melhor qualidade e duração do sono. São variadas as formas de se fazer essa higiene, pois pode ser personalizada conforme as necessidades e gostos de cada pessoa. Entretanto, há uma "receita" básica que pode ser adaptada em cada caso e/ou situação.

Fazer uma boa higiene do sono é essencial em todas as idades, pois assim organizam-se os horários e os rituais antes de dormir e evita-se muitos distúrbios do sono, tais como sonambulismo, terror noturno, pesadelos, síndrome da apneia obstrutiva, síndrome das pernas inquietas ou a temida insônia, por exemplo.


Para fazer uma boa higiene do sono é preciso adotar as seguintes medidas - que não estão em ordem:

  • Estipular um horário fixo para deitar e outro para acordar, mesmo durante os fins de semana;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro/tabaco pelo menos 4 horas antes de deitar;

  • Se fizer uma sesta, ela não deve ultrapassar 45 minuto e nem deve ser próxima do final do dia;

  • Evitar o consumo de alimentos e bebidas com cafeína antes de dormir, tais como café, chás mate, chocolate ou refrigerantes;

  • Praticar exercício físico regularmente, mas evitar fazê-los próximo do horário de dormir;

  • Fazer refeições leves ao jantar, evitando comidas pesadas ou com muito açúcar ou muito apimentadas/picantes;

  • Deixar o quarto com uma temperatura confortável;

  • Criar um ambiente silencioso e com pouca luz para o repouso noturno;

  • Manter longe da cama dispositivos como celular, televisão, tablet, laptop ou relógios digitais, por exemplo;

  • Evitar usar a cama para trabalhar ou para assistir televisão;

  • Evitar permanecer na cama durante o dia.


Todas essas medidas podem ser bastante "customizadas" e devem ser orientadas por um médico ou profissional da área da saúde apto para tal tarefa. Se você tem problemas para dormir, busque ajuda!



Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS