6 dicas para ajudar seu filho a dormir na própria cama

16 de outubro de 2020

Entenda o que fazer e como apoiar seu filho a conquistar independência e passar noites tranquilas no próprio quarto.

Compartilhar a cama com os filhos é a realidade de muitas famílias. Para as crianças, trata-se de uma situação ideal, pois se sentem confortáveis e super seguras junto dos pais. É fato que o ser humano procura abrigo na hora de dormir desde o tempo das cavernas e os pais são os maiores representantes deste porto seguro até hoje.

Contudo, dividir o colchão pode ser danoso para a saúde do sono dos adultos. Cedo ou tarde, os pais terão de enfrentar junto dos pequenos uma emoção que permeia a infância: o medo. Até os seis anos de idade, a criança passa pelo desenvolvimento criativo, percebido através da invenção de histórias. Neste processo, é difícil diferenciar o real do imaginado e, com isso, um pesadelo pode se tornar bastante assustador, ainda mais se o pequeno estiver sozinho no quarto. Portanto, é preciso deixar claro que podem contar sempre com a possibilidade de pular para o quarto dos pais caso sintam medo.

Ao mesmo tempo, fazer com que a criança durma no quarto dela e enfrente tais sentimentos também é importante para o crescimento da autonomia e, para o casal, a retomada da privacidade após meses ou anos dividindo o quarto com os filhos. Encontrar uma solução que funcione requer negociação, tentativa e erro e dedicação para alcançar o sucesso. Para tanto, nós separamos seis dicas:

Elimine as distrações - Assim como para os adultos, é necessário eliminar qualquer artifício que gere estímulo visual próximo da hora de dormir. Não deixe televisores, celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos ligados e reduza a iluminação no quarto do seu filho, para criar um ambiente que o induza ao sono.

Estabeleça uma rotina - Crie uma rotina com atividades que façam a criança ficar calma, se sentir segura e entender o processo de transição entre a hora da brincadeira e a hora do sono. Atitudes simples como um banho morno e/ou a leitura de uma história já irão ajudar.

Use objetos tranquilizadores - Se a principal queixa do seu filho for medo, crie uma historinha associada a algum objeto que o faça se sentir seguro. Pode ser um ursinho com super poderes protetores ou um cobertor que vira uma capa mágica. Artifícios lúdicos são uma excelente alternativa.

Estimule a autonomia durante o dia - Incentive seu filho a fazer atividades simples sozinho, apropriadas para a sua idade, durante o dia. Coisas como se vestir, recolher brinquedos ou comer com independência. A autonomia deve ser induzida em todas as esferas e não apenas na hora do sono. Assim a criança vai se sentir confiante para ficar no quarto sozinha.

Faça a transição aos poucos - Assim como existem crianças que passam por este período rapidamente, existem aquelas que demoram um pouco para se adaptar. É fundamental  ter paciência e persistência. Negocie com seu filho e, ao invés de fazê-lo dormir sozinho todos os dias, combine que ele ficará no próprio quarto duas vezes na semana e aumente essa quantidade com o passar do tempo. 

Invista em uma cama de solteiro - O sono dos pequenos merece ter a mesma qualidade que o dos adultos. Por isso, quando a criança estiver maior, adquira um colchão de solteiro na Vivar Sleep Center. Vai durar anos e anos e garantir bons sonhos ao seu filho ou filha da adolescência até a idade adulta.

Vivar Sleep Center - Há 19 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com três franquias, uma em Novo Hamburgo/RS e outras duas em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS