A lenda da pisadeira

27 de janeiro de 2023

Histórias e crenças, sobre a hora de dormir, capazes de tirar o sono de muita gente

O imaginário popular é habitado por diversas lendas e mitos criados por nossos antepassados para explicar aspectos da vida sobre os quais eles ainda não tinham domínio ou conhecimento suficiente. Histórias contadas e recontadas por tantas vezes que, mesmo após séculos de evolução, continuam fazendo parte das narrativas que compartilhamos, acreditando ou não nelas, simplesmente pelo seu caráter mágico. Do mito de Morfeu, o deus dos sonhos, ao bicho-papão, que se escondia em roupeiros para assustar crianças malvadas, os relatos sobre a hora de dormir sempre foram os mais assustadores. 

Crianças e adolescentes que viveram os anos 1980 e 1990 certamente irão lembrar de ter ido para cama com medo de adormecer durante algum período da vida. O motivo? O sucesso de uma franquia chamada por aqui de A Hora do Pesadelo (originalmente: A Nightmare on Elm Street), na qual o protagonista, Freddy Krueger, assassinava adolescentes a partir de seus próprios sonhos. 

Se os filmes da série não fossem considerados suficientemente assustadores, saber que o roteiro foi baseado em uma história real servia como um propulsor do medo. Segundo o diretor e roteirista Wes Craven, a ideia para a saga veio de uma matéria que leu sobre a morte de um menino do Camboja, que havia imigrado com a família para os Estados Unidos e era assombrado por pesadelos que o faziam não querer dormir, após sobreviver a uma série de assassinatos em sua terra natal. 

O medo de que algo nos ataque durante o sono é sem dúvida um ótimo ponto de partida para histórias de terror. Afinal, esse é o momento em que as pessoas estão mais vulneráveis e quase sem condições de reagir com eficiência a qualquer tipo de investida. Não à toa, esse também é o mote para algumas lendas, entre elas a da Pisadeira. 

A descrição de uma velha bruxa que se esconde nos telhados e aparece durante a  madrugada para pisar no peito de quem dorme de barriga para cima e estômago cheio, demonstra ser, na verdade, não um fenômeno sobrenatural ou fantasmagórico, mas sim um distúrbio do sono conhecido como Paralisia do Sono, já comentado aqui no blog. Inclusive, essa sensação de aperto do peito durante a noite tem tudo a ver com a etimologia da palavra nightmare — ou pesadelo em inglês. O Oxford English Dictionary traça o primeiro uso de nightmare por volta de 1300, como “um espírito ou monstro feminino que supostamente se instala e produz uma sensação de sufocamento em uma pessoa ou animal adormecido”.

Se essa ou alguma outra lenda ainda é capaz de lhe tirar o sono, vale lembrar que elas representam apenas narrativas ficcionais que serviram em algum momento como justificativa ou explicação para algum fenômeno. O importante é estar atento a sua saúde física e mental. E claro, se sentir algum tipo de desconforto durante o sono, procurar ajuda médica.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. 

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS