A vitória da resiliência sobre as dificuldades

30 de novembro de 2021

De porta em porta até a abertura de uma loja conceito, a Vivar Sleep Center surge elevando o patamar de produtos e de atendimento no segmento de colchões.


Como você viu no post anterior, com a venda da Boa Noite Colchões para o líder de mercado, Bruno César Carneiro Dias, CEO e fundador da Vivar Sleep Center o deixou sem trabalho e sem chão. No ano 2000, o jovem e talentoso vendedor abriu um negócio de colchões magnéticos - que eram de mola e fizeram muito sucesso na época, entretanto atualmente são ultrapassados em termos de tecnologia. As vendas eram feitas de porta em porta. Ele comprava o colchão do fabricante e vendia com uma boa margem. Em um mês ele vendeu R$ 70 mil reais em produtos. Andava com um colchão na caminhonete que possuía e parava na frente da casa das pessoas e algumas vezes deixava o produto pra pessoa testar por uma noite inclusive. Sua intenção era vender ganhando a confiança do cliente.


Foi neste período que conheceu seu primeiro sócio, um amigo com os mesmos interesses de Bruno. Tratava-se do primeiro investidor no projeto de uma marca própria. Entrou com o capital e Bruno, com o trabalho. Infelizmente, o amigo se mostrou imaturo para os negócios, fazendo empréstimos a juros altos, comprometendo o fluxo de caixa.


Com dívidas nas costas, Bruno seguia indo de casa em casa com o colchão de mola no carro para se recapitalizar. E nesta época então surgiu o nome da empresa, que era Vivar Ortopedia do Sono, especializada nos tais colchões magnéticos.


Ainda nos anos 2000, Bruno recebeu uma proposta e tanto: trabalhar ao lado do dono de uma das maiores empresas do ramo, que era seu tio, no Rio de Janeiro, para que se aproximasse novamente da empresa familiar. Ali Bruno tinha um cargo bom, ganhava muito bem e como já tinha passado pelas áreas comercial, administrativa e industrial conhecia muito do ramo. Na empresa que o convidou a atuar, com sua visão disruptiva, Bruno teve uma ideia que melhorou a produtividade dos funcionários. A decisão foi colocada em prática em todas as fábricas da marca.


Ali foi apelidado de "Silvio Santos dos Colchões". Contudo, mesmo com uma excelente produtividade, foi demitido. O mundo realmente o derrubava, ou melhor, conspirava para que tivesse uma marca só sua. Quando desligado da empresa da família, Bruno conheceu a depressão. Parentes novamente não o apoiaram, chegando ao drama de cortar relações com o pai.


Entretanto, seu network e relacionamento amigável com os fornecedores da antiga Boa Noite Colchões renderam frutos e, em 2001, conseguiu consignar peças com um antigo fabricante credenciado. Assim que os colchões fossem vendidos ele pagaria a fábrica. Não tinha um tostão no bolso, mas foi com um caminhão cheio de colchões para o litoral norte do Rio Grande do Sul. Na praia, lugar de "colchão velho e mofado", Bruno vendeu muito, vendeu como nunca em toda a vida.


Seu sucesso foi tanto que os comerciantes ao redor o denunciaram e ele foi autuado por estar sem licença de vendedor ambulante. Quem diria. O hoje dono da Vivar vendia numa praça, encostado em um caminhão. Logo pediu a autorização necessária e atendeu famílias inteiras nas praias de Atlântida, Xangrilá, Capão Novo, entre outras, renovando suas casas de veraneio. Todo fim de semana ele vendia muito bem e com o lucro pagava o caminhão, o motorista e os carregadores, sobrando dinheiro para ele mesmo.


Só que o fim dessa história a gente conta em outro post.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS