Checklist do Sono

07 de maio de 2021

Quer dormir melhor? Use este roteiro de 11 dicas para mudar seus hábitos e tornar-se aquela pessoa que privilegia a higiene do sono.


Tão necessário quanto beber água ao sentir sede ou se alimentar para saciar a fome, ter sono e dormir bem são necessidades fisiológicas e precisam da nossa máxima atenção. O ano de 2021 estendeu desafios que, de alguma forma, reviraram a rotina de muitas pessoas desde o ano anterior, acarretando em muitas noites mal dormidas. Essa falta de qualidade no sono afeta diretamente a capacidade de concentração durante o dia e, também, pode resultar em alterações no humor. Além disso, se o problema se torna recorrente altera-se o apetite e problemas de saúde como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória surgirão a longo prazo.

Mas o que fazer para melhorar? Pensando nesse questionamento, trouxemos um checklist do sono com 11 dicas para ajudar você a encontrar o descanso merecido. A base é criar hábitos no intuito de regular o sono e o corpo se acostumar biologicamente a essa rotina. Confira abaixo:

  1. Tenha uma rotina para dormir – ao longo da semana, não vá se deitar em horários muito diferentes. É importante estabelecer hábitos.

  2. Desligue a TV e outros aparelhos – se desconecte pelo menos 30 minutos antes de dormir. Ficar com os olhos em uma tela é muito ruim e dificulta que você pegue no sono.

  3. Evite luzes fortes – tenha um abajur "fraquinho". Opte por uma luz suave e amarela no quarto ou desligue luzes fortes 1 hora antes de dormir.

  4. Mantenha o quarto limpo – pesquisas revelam que o que te cerca e o que você vê antes de dormir podem estar impedindo o seu sono.

  5. Tome um banho quente – vai ajudar a relaxar e você irá adormecer com mais facilidade com a moleza que uma chuveirada quente dá.

  6. Evite a cafeína – o ideal é não consumir bebidas estimulantes após às 17h e aqui entram café, chimarrão, chá, refrigerante, entre outros.

  7. Prefira tomar uma infusão* – uma bebida calmante antes de ir dormir - como infusão de camomila, erva cidreira, folha de maracujá - induz o sono naturalmente.

  8. Pratique atividades físicas regularmente - durante o exercício físico, o organismo libera substâncias que melhoram a qualidade de vida como um todo. Só evite se exercitar tarde da noite pois isso sim pode estimular a insônia.

  9. Invista em um bom colchão - dê valor ao repouso do seu corpo e se preocupe com a qualidade do colchão e do travesseiro. Ambos são essenciais para que você mantenha um sono excelente.

  10. Compreenda o que funciona para você – tudo o que foi listado acima tem grandes chances de dar certo, mas cada pessoa possui a sua particularidade, por isso, pratique o autocuidado e se adapte ao que for melhor.

  11. Se tudo falhar, entre em contato com um médico - algumas pessoas têm níveis de insônia tão elevados que requerem tratamento. Nunca se automedique, procure um médico.

*Chás são estimulantes e vêm todos da mesma família de plantas (Camellia sinensis), que produz o chá preto, o verde, o branco, entre outros. Infusões são os "chás" apenas com misturas ou plantas medicinais puras (sem a Camellia sinensis).

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS