Hábitos que prejudicam o sono

08 de setembro de 2023

Consumo de álcool, uso de smartphones e até mesmo exercício físico estão entre as causas da má qualidade do sono

Existem diversos hábitos prejudiciais ao sono, que contribuem para a insônia e para a má qualidade do sono. Fizemos uma seleção dos mais comuns, que podem afetar negativamente na hora de dormir.

Consumo de álcool
À primeira vista, o álcool pode até parecer um aliado do sono, mas na verdade é prejudicial para o descanso do cérebro. Os efeitos do álcool antes de dormir podem incluir: redução na qualidade do repouso, sonolência diurna excessiva, aumento dos problemas respiratórios durante o sono e alteração do relógio circadiano (responsável por manter o ritmo das funções do corpo).

Uso de dispositivos eletrônicos e muita iluminação antes de dormir
A luz azul emitida por smartphones, tablets e computadores pode suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, tornando mais difícil adormecer. A luz branca, presente nos cômodos, tende a deixar o corpo em vigília, mas a luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, tais como celular, TV e notebook, por exemplo, é ainda mais nociva, porque é a mais intensa e geralmente fica refletida mais próxima ao rosto.

Exercício físico intenso antes de dormir
Um estudo realizado por cientistas da Universidade Concordia, do Canadá, sugere evitar o exercício do corpo à noite, a análise mostra que quando o exercício termina menos de duas horas antes de dormir, o sono é impactado de forma negativa, demorando mais para adormecer e refletindo em uma menor duração do sono.

Ir para a cama muito tarde
Pesquisadores da University College London e da Université Paris Cité publicaram recentemente um estudo na revista PLOS Medicine, que analisou um grupo de quase 8 mil funcionários públicos com idades de 50, 60 e 70 anos do Reino Unido por um período médio de 25 anos. A pesquisa constatou que, depois dos 50 anos, dormir tarde e acordar cedo está associado ao aparecimento de doenças crônicas e multimorbidades. Ou seja, aqueles que costumam dormir cinco horas ou menos à noite têm maior risco de desenvolver várias doenças crônicas à medida que envelhecem.

Ambiente de sono inadequado
Um quarto desorganizado, muito iluminado, muito quente ou muito frio pode interferir no sono. Organize o ambiente, tire a bagunça, deixe a cama confortável, desligue as luzes, utilize uma cortina blackout ou uma máscara de dormir e, se tiver, ligue o purificador de ar. Um ambiente aconchegante ajuda a mente a desopilar e entrar no clima de relaxamento.

Ficar na cama quando não consegue dormir
Se após cerca de 30 minutos você não conseguir dormir, é melhor levantar-se e fazer algo relaxante até se sentir sonolento, em vez de ficar deitado na cama preocupado com a insônia. Este hábito aumenta o estresse e acelera os pensamentos, tornando mais difícil adormecer.

Lembre-se de que a qualidade do sono é fundamental para a saúde física e mental, portanto, é importante identificar e evitar esses hábitos que podem atrapalhar o sono. Estabelecer uma rotina de sono consistente e saudável, juntamente com a criação de um ambiente propício ao sono, pode ajudar significativamente no seu descanso.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS