Infusões para dormir bem

11 de junho de 2021

Antes de buscar o apoio de remédios para induzir o sono, uma opção é experimentar alternativas naturais que possuem propriedades benéficas para quem quer ou precisa dormir melhor.


Dormir bem é um dos fatores mais importantes para a saúde física e mental. Ter entre 7 e 9 horas de sono de boa qualidade por noite tem um impacto fundamental na qualidade de vida das pessoas. Mesmo assim, muita gente apresenta problemas para dormir conforme o recomendado por médicos e especialistas.

Parte disso se deve ao ritmo acelerado da vida moderna que costuma deixar marcas no organismo. Por exemplo, não desligar o celular antes de dormir, consultar as redes sociais ou se manter conectado 24 horas promovem uma atividade cerebral excessiva. Tais atividades "excitantes" causam altos níveis de ansiedade e estresse, que são verdadeiros gatilhos para a insônia.

Primeiramente é importante rever os hábitos, como reduzir o uso das telas e fazer uma "preparação" tranquila nos momentos que antecedem o sono. Porém, em vez de buscar diretamente o apoio de remédios, uma opção é experimentar alternativas naturais com propriedades benéficas para dormir melhor.

As infusões costumam ser preparadas a partir de plantas e ervas de todos os tipos, que ajudam sozinhas ou juntas a regular funções corporais - como a indução natural ao sono - sem nenhum tipo de efeito colateral. As bebidas que serão apresentadas a seguir funcionam como medicinas ancestrais e naturais para você fazer as pazes com a cama. Entretanto, lembre-se: nada substitui o atendimento médico e a redução de atividades excitantes antes de dormir.

Importante: se você não sabe a diferença entre chá e infusão, fica aqui um esclarecimento importante. Chás - branco, preto, verde, entre outros - são todos oriundos da mesma planta, a Camelia sinensis. A cor muda conforme a etapa e o tratamento do chá após sua colheita ou de acordo com a parte da planta que é usada naquele tipo de chá - raiz, folha ou flor. A maior parte dos chás contêm alguma dose de cafeína, portanto, devem ser evitados à noite.

1. Camomila e Tília

Se a insônia for causada por uma má digestão, a mistura dessas plantas pode ser uma solução para o problema. A tília é famosa como sedativo natural, muito indicada para relaxar e aliviar as tensões. Já a camomila alivia problemas estomacais e favorece a digestão. Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e sedativas.

2. Erva-cidreira

Também conhecida como melissa, possui um aroma cítrico característico e muito saboroso. Com suas flores e folhas são preparadas infusões que induzem ao sono profundo. A erva-cidreira também é usada na aromaterapia pois seu agradável "perfume" tem efeito calmante.

3. Hortelã

Uma das melhores infusões para dormir é a de hortelã, que tem um sabor único e que, por sua vez, também leva o corpo a relaxar. Tudo porque a planta apresenta componentes sedativos e anti-inflamatórios. Se tiver folhas frescas, ainda melhor.

4. Passiflora e Valeriana

Existem casos de sono agitado, fruto de pesadelos ou preocupações, capazes de manter a pessoa acordada ou sem entrar em sono profundo a noite inteira. Nessas ocasiões, a infusão de passiflora e valeriana ajudará a superar o distúrbio. A passiflora contém ansiolíticos naturais e funciona como tranquilizante. Já a valeriana é uma das plantas mais conhecidas devido a sua capacidade relaxante. A valeriana contém ácido isovalérico e uma variedade de antioxidantes que controlam a ansiedade e melhoram a qualidade do sono.


Prepare sua infusão:

1. Esquente a água e, pouco antes de ferver, adicione a/s erva/s escolhida/s.

2. Deixe repousar por 10 minutos, em um bule fechado ou em uma xícara tampada por um pratinho, mexendo de vez em quando.

3. Após o tempo indicado, coe e beba o líquido ainda quente.

4. Evite adoçar mas, se não tiver outro jeito, prefira mel ao açúcar.

5. É recomendável beber depois de jantar até a hora de dormir. No meio da tarde, estas infusões podem induzir ao sono em um horário inadequado, quando justamente precisamos estar em vigília.


Em tempo: esse assunto é tão bom que já escrevemos a respeito anteriormente. Clique aqui para ler.




Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS