Insônia: dicas para combater o problema

05 de outubro de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, um em cada três brasileiros tem insônia — problema que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.

A principal causa da insônia é o excesso de preocupações e o estresse. Outras causas frequentes são dores (em qualquer parte do corpo), uso de alguns medicamentos, doenças respiratórias ou reumáticas. Existem diversos meios de prevenção e tratamento da insônia. Veja a seguir dez dicas que podem ajudar a evitar o problema:


1) Adotar horários regulares de sono.
Deite e levante nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. Essa é a regra e dica número um pois de fato é fundamental.

2) Evitar dormir muito durante o dia.
Cochilos, quando possível, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos prejudicam o sono noturno.

3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.
A atividade física é importante para a boa saúde e ajuda a dormir bem, contudo, pode causar agitação. Por isso é ideal exercitar-se até seis horas antes de dormir.

4) Evitar bebidas com cafeína à noite.
Chimarrão, café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso, devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.

5) Comer alimentos leves no jantar.
Alimentos pesados e ricos em proteínas, se consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves, como um sanduíche natural ou um creme de abóbora, são preferíveis.

6) Evitar bebidas alcoólicas.
Essa é a dica que os apreciadores de um bom vinho refutam. Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo provoca agitação. Recomenda-se então evitar o consumo até cinco horas antes de dormir. Ou seja, uma taça de vinho às 19h está permitida. Depois disso, pode ser que roube o sono.

7) Diminuir a exposição à luz durante à noite.
Ao escurecer, começamos a produzir melatonina, hormônio que ajuda o organismo a se preparar para dormir. Lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção, por isso devem ser evitadas no fim do dia e na noite.

8) Criar um local aconchegante para dormir.
LEDs do despertador, da rede sem fio (wireless) e do aparelho de TV a cabo podem prejudicar o sono, assim como barulhos da rua, ronco do parceiro e movimentações de animais domésticos. Criar um ambiente totalmente escuro, silencioso para dormir e com temperatura confortável é fundamental. Isso sem esquecer, é claro, de um colchão de extrema qualidade e padrão mundial, como os da Vivar Sleep Center, em especial o Hybrid® Handmade.

9) Fazer atividades relaxantes à noite.
Um banho morno cerca de duas horas antes de dormir reduz a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir.

10) Tentar driblar a insônia.
Ir para a cama sem sono não ajuda. O ideal é fazer alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação. Se despertar, retome atividades relaxantes, como ler um livro, até sentir sono novamente. E nada de celular, tablet, kindle ou computador na cama.

Em tempo: As insônias que persistem por mais de duas semanas necessitam de ajuda médica, pois podem se tornar um problema crônico.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. A empresa conta com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS