Para emagrecer, é preciso dormir

04 de dezembro de 2020

Dieta nenhuma funciona sem um sono equilibrado. Alimentar-se corretamente, exercitar-se e repousar com qualidade turbinam qualquer plano de emagrecimento saudável.


Não é segredo que uma boa noite de sono é revigorante e restauradora. Mas você sabia que ela é aliada no processo de emagrecimento? Tanto que o sono é algo fundamental a se observar quando se inicia uma dieta direcionada à perda de peso. Os profissionais de saúde sabem que o repouso precisa estar equilibrado, ser ininterrupto e regular para que se emagreça, já que é o principal momento de reparação, regeneração e recuperação do corpo.

O emagrecimento é consequência de um conjunto de fatores, incluindo a reeducação alimentar, as atividades físicas e o sono saudável. Quando dormimos bem, passamos por diversos processos fundamentais para o funcionamento do corpo e da mente, inclusive para o equilíbrio de hormônios intimamente ligados ao controle de peso. Um ponto essencial: o sono deve ocorrer à noite para que não haja alteração no ritmo circadiano, que é o período de 24h do dia com alternância na exposição solar em que se baseia o ciclo biológico. Respeitar esse relógio interno colabora na regulação de hormônios como o cortisol, a insulina e a leptina. Ou seja, sonecas devem ser evitadas.

Mudanças causadas por esses hormônios podem contribuir com quadros de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Tudo está interligado: uma boa alimentação leva a uma boa noite de sono e uma boa noite de sono favorece o emagrecimento. Uma coisa é certa: existe uma ligação direta do sono com o metabolismo. E a estabilidade deste processo promove a queima de calorias e evita o acúmulo de gordura, assim como apoia no apetite.

Se você pretende ou precisa emagrecer, confira aqui algumas dicas simples:

  • Regularize seus horários de dormir e de acordar, para criar uma rotina e se esforce para cumpri-la.
  • Consuma bebidas ou alimentos com cafeína somente até o início da tarde. Calcule da seguinte forma: café ou chá mate ou chimarrão ou refrigerante até 10 horas antes de dormir. Depois disso, evite. Por exemplo, se na sua rotina você dorme 23h, sua última dose de cafeína será às 13h.
  • Aumente a ingestão de proteínas e fibras para estabilizar os níveis de açúcar no seu sangue.
  • Evite o uso de celular e aparelhos eletrônicos próximo da hora de dormir, para garantir uma boa noite de sono.

E lembre-se, para iniciar uma dieta procure um médico ou nutricionista para receber as orientações adequadas sempre.

Vivar Sleep Center - Há 19 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com três franquias, uma em Novo Hamburgo/RS e outras duas em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador? Entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS