Qual pode ser o impacto do sono na nossa vida sexual?

03 de agosto de 2022

Ter uma noite de sono tranquila e restauradora influência na produção de testosterona, hormônio do desejo sexual.


Você já deve saber que uma boa noite de sono é o melhor remédio para muitas questões de saúde e para ter qualidade de vida. Afinal, durante o sono o organismo se recupera do dia anterior e se prepara para os desafios do dia seguinte. E entre estes desafios consta a vida sexual, que também está intimamente ligada ao sono.


Pessoas que têm distúrbios do sono, como a apneia, ou que dormem pouco, normalmente tem baixa libido e percebem uma piora na qualidade das relações sexuais. Isso acontece porque a liberação dos hormônios que comandam o desejo sexual, como a testosterona e o estrógeno, passa por uma alteração negativa pela privação do sono.


Aliás, o ritmo hormonal do corpo é o principal fator na constituição da vida sexual das pessoas. Um Estudo divulgado no jornal britânico Mirror em 2014 indica que, por questões hormonais, os homens costumam ter mais disposição sexual pela manhã, enquanto as mulheres normalmente preferem ter relações sexuais à noite.


Homens e mulheres têm picos diferentes de produção de testosterona


Antes de abrir os olhos pela manhã, o nível de testosterona do homem já está no pico, o que significa que está de 25% a 50% mais alto do que em qualquer outra hora. Isso acontece porque a glândula pituitária, responsável pela produção do hormônio sexual masculino, trabalhou durante o sono e fez os níveis aumentarem até o amanhecer.

Pesquisa no Journal of the American Medical Association mostra que, quanto mais longo e profundo o sono do homem, mais altos são seus níveis de testosterona. Se ele dormir mais do que cinco horas em uma noite, os níveis de testosterona podem aumentar em 15%.

À reportagem do Mirror, a ginecologista Gabrielle Downey, do Sandwell and West Birmingham Hospitals NHS Trust, afirma que “os níveis de testosterona masculina e feminina são mais altos nos extremos opostos do dia, então eles estão fora de sincronia”.

Ou seja, as mulheres também produzem testosterona, que é reconhecido como o principal hormônio do desejo sexual. Porém, essa produção é bem reduzida quando comparada à do homem. Nelas, a produção aumenta um pouquinho durante a noite, sempre mantendo o equilíbrio com o estrogênio e a progesterona.

É importante lembrar que os hormônios das mulheres aumentam e diminuem mais ao longo do ciclo mensal do que ao longo de um dia e o auge, que acontece no meio do ciclo, resulta em níveis de testosterona até 30 vezes maiores do que no início do ciclo.

Como vimos, pode ser difícil estabelecer um melhor horário para homens e mulheres, visto que os corpos trabalham em ritmos diferentes. E além da questão hormonal, é preciso levar em consideração as preferências pessoais. Cada um pode ter a sua hora favorita e, caso elas não coincidam, lembre-se de que além de querer a sua vontade respeitada, é importante agradar o/a parceiro/a. Como em outras áreas da relação amorosa, ceder aqui e ali faz parte e, quando acontece, quem ganha é o casal.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS