Respiração e Sono

25 de março de 2022

Alguns sinais de que a saúde do sono está em risco são respiratórios. Roncos, pausas na respiração, dores de cabeça ao acordar, humor alterado e fadiga são sinais de alerta, sobretudo, para a apneia do sono.


A área da Medicina do Sono estuda, diagnostica e trata os distúrbios e transtornos do sono. Quando o assunto é respiração e sono, os profissionais aptos para atuar nesses casos são os pneumologistas e otorrinolaringologistas.


Dormir com qualidade é muito importante para o sistema respiratório. Separamos alguns transtornos abordados pela Medicina do Sono que afetam a respiração, sendo a apneia do sono a mais grave delas. O paciente que apresenta um aumento de tecidos moles, como amígdala, pólipos nasais e adenoides tem maior tendência a desenvolver o mal. Tratam-se de fatores que influenciam o fechamento das vias aéreas superiores, seja totalmente ou de forma parcial, o que configura a apneia.


Alguns sinais observados indicam a apneia: roncos, pausas na respiração, dores de cabeça ao acordar, humor alterado e fadiga. Com a presença de tais sintomas, é importante procurar um médico especialista que forneça orientação e prescreva o tratamento adequado para cada caso. Existem algumas formas de tratar o transtorno, como a aplicação de sprays nasais, que ajudam a desobstruir a via respiratória, a utilização de adesivos que abrem as narinas, e o uso de aparelhos intraorais, o uso contínuo do CPAP nasal e até mesmo cirurgias.


O CPAP nasal é a ventilação mecânica não invasiva. Um aparelho produz uma pressão "positiva" e constante do ar para as vias respiratórias, impedindo que se fechem e permitindo um melhor fluxo de oxigênio do nariz e/ou da boca até os pulmões. Já o ronco é bastante conhecido e comum em boa parte da população - sendo intrinsecamente ligado ao sistema respiratório. É o ruído que surge a partir do fechamento da via aérea superior e pode ser considerado um sintoma leve de apneia ou apenas um som natural, o que não gera consequências graves.


O primeiro passo é analisar se o ronco está associado a apneia obstrutiva ou se é derivado de outros problemas, como cansaço ou o uso de álcool. Além disso, o ronco pode não ter uma causa específica. O exame de polissonografia está entre os que diagnosticam se o caso é de ronco natural ou de apneia do sono.


Depois de diagnosticar a causa, alguns tratamentos são sugeridos pelo médico especialista, tais como: perda de peso; alterar a posição em que se dorme; aparelho ortodôntico; cirurgia na via aérea superior; etc. Essas são soluções que fornecem bons resultados, minimizando os ruídos e aumentando a qualidade do sono e, por consequência, a saúde do sistema respiratório como um todo.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS