Garanta a segurança dentro do quarto para evitar quedas noturnas

28 de outubro de 2020

Veja nossa lista de cuidados para fazer do seu lugar de descanso um ambiente seguro, além de sugestões de novos hábitos para evitar quedas e acidentes à noite.

De todos os lugares que frequentamos, nossa casa é o lugar em que estamos mais suscetíveis a quedas. E o motivo principal é comportamental: uma falsa sensação de segurança que nutrimos em nosso lar. É por isso que a prevenção de quedas começa com a criação de um espaço seguro para se morar, de preferência pensado assim desde a construção ou reforma.

Além disso, a noite é o momento do dia mais favorável para acidentes domésticos. Na madrugada, quando a luz está baixa e nós estamos menos alertas, o quarto é o cenário no qual as quedas costumam acontecer com maior frequência.

Para evitar sinistros sem envolver uma mudança estrutural da moradia completa basta seguir as dicas que selecionamos abaixo:

Organize o quarto e remova os riscos

A maneira mais fácil de prevenir quedas é manter o quarto arrumado. Remova toda a desordem, especialmente de corredores e do chão. Mantenha os caminhos livres, examinando cada móvel, procurando tapetes escorregadios ou tábuas do assoalho de madeira ou parquet/taco que se soltam. Em seguida, guarde, repare, remova ou substitua esses itens para uma prevenção eficaz. Sapatos que ficam pelo caminho até a cama também podem causar estragos. Guarde-os ou aproveite a pandemia para criar o hábito da sapateira na entrada da casa, ao estilo japonês.

Iluminação adequada à noite

A iluminação inadequada é o grande perigo na noite e na madrugada. Nós já falamos neste post sobre a importância de manter luzes baixas em casa e no quarto durante a noite para garantir uma boa noite de sono. Para isso, é recomendado o uso de um abajur ou luminária de cabeceira para ligar antes de se levantar. Instalar uma fita de LED marcando o caminho para o banheiro, fixada no rodapé e acionada por um interruptor, por exemplo, funcionará como uma lanterna para uma melhor orientação à noite.

Não andar de meias pela casa

Caminhar pela casa usando apenas meias pode ser muito confortável, contudo é um hábito que apresenta alto risco de escorregamento. Se o seu quarto tem um chão liso ou escorregadio, é recomendável o uso de pantufas ou chinelos de borracha sempre que caminhar por ali.

Tapetes bem presos no chão

A partir de uma certa fase da vida, o tapete deve ser sempre avaliado em termos de ganhos e perdas para o/a morador/a. Trata-se de um elemento que amplia e muito as taxas de acidentes dentro dos quartos, banheiros e cozinha. Se for inevitável por ser uma região fria, o carpete pode ser uma solução excelente. Se for para usar apenas no inverno, converse com um arquiteto e se informe sobre as melhores marcas com acabamentos emborrachados ou sobre sistemas de fixação.

Evite roupas largas demais

Você quer se sentir confortável em casa, mas roupas largas demais podem deixá-lo propenso a cair, tropeçar ou ficar presa/o em cantos ou maçanetas. As calças flare ou as pantalonas em especial podem favorecer acidentes, assim como as saias longas demais. Opte por roupas mais ajustadas e com bainhas adequadas, que não se enrolem ou se arrastem pelo chão.

Viu? Nada de mudanças radicais! Apenas adequando alguns hábitos e tomando algumas medidas práticas você evita quedas e garante uma noite de sono mais segura e tranquila no conforto da sua cama.

Vivar Sleep Center - Há 19 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com três franquias, uma em Novo Hamburgo/RS e outras duas em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador? Entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS