Sono e memória: qual a relação?

04 de outubro de 2021

Além de repor as energias do corpo, especialistas também reforçam que dormir é muito mais importante do que se imagina para a consolidação da memória.


Você se lembra do que comeu no almoço de ontem? Se está com dificuldade para responder é provável que você não esteja dormindo muito bem. A memória é influenciada pelas noites de sono dos indivíduos - boas ou ruins. Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra?


Você sabia que um terço da vida nós passamos dormindo? Por isso mesmo, aqui na Vivar Sleep Center, nossa equipe de experts em conforto, reforça pessoalmente sempre o quanto um colchão é determinante na saúde de um modo geral e amplo. Imagine então o quanto impacta na fixação da memória. Os estudiosos afirmam que o sono é uma atividade fisiológica fundamental para a vida. Sabe-se que dormir serve para a reposição e manutenção da energia, o que garante o bom desempenho de todas as tarefas do dia seguinte. É óbvio que o sono é essencial, pois não faria sentido ficar tanto tempo dormindo se não fosse algo importante. Quem já sofreu com insônia sabe o quanto ela atrapalha a qualidade de vida em todos os sentidos (por isso aqui sugerimos um check list do sono).


Além de repor as energias do corpo, os cientistas também descobriram que dormir é muito importante para a cognição e consolidação da memória. No repouso noturno, é criado um "ambiente propício'' que ajuda na remoção de metabólitos tóxicos que são acumulados durante a atividade cerebral de quando se está acordado.


No sono, todas as informações do dia são armazenadas - tal como caixas no closet, que arrumamos uma por uma. Na fase mais leve, a pessoa ainda percebe os estímulos externos, depois há uma queda da frequência cardíaca, da respiração e da temperatura do corpo. Todavia, conforme o sono avança até uma fase profunda, ocorrem intensos impulsos elétricos que são capazes de influenciar a memória. Em seguida, a atividade cerebral diminui no hipocampo e aumenta no córtex. Ali, então, alguns genes são ativados e a memória fica armazenada.


Tudo isso parece coisa de cinema, não é mesmo? Mas é justamente a tecnologia atual que permite aos cientistas realizar um mapeamento muito fiel da atividade cerebral em repouso. Assim, é possível analisar dados complexos, desenvolver teorias, desenvolver novos tratamentos e combater males graves como a insônia extrema.


De tudo isso aprendemos que a memória só pode ser bem guardada quando o indivíduo tem uma boa e vigorosa noite de sono - e nossos vendedores sabem muito bem como explicar a vantagem de se ter um colchão de alto nível para ganhar esse sono profundo. Assim, dormindo bem, você certamente vai lembrar muito mais do que o menu almoço do dia anterior!


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. A empresa conta com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS