Todo nerd dorme mal? Saiba o que é a insônia digital

25 de maio de 2023

No Dia do Orgulho Nerd, queremos saber: o que acontece com a saúde do nerd que joga a madrugada inteira ou vara a noite assistindo seriados de ficção?


Primeiramente, você sabe o que é um nerd? Uma pessoa nerd é, de acordo com o Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, "convencional e desinteressante ou obsessivamente estudiosa e obcecada por máquinas e técnicas". Entretanto, o Dia do Orgulho Nerd, comemorado hoje, mostra que, na verdade, os nerds são mais parecidos com o que o mais moderno dicionário de todos diz - a Wikipedia: o nerd é uma pessoa vista como excessivamente intelectual, obsessiva por assuntos que a maioria das pessoas não se interessa, e com falta de habilidades sociais.

Sim, o nerd, se ama a franquia Matrix, por exemplo, consome tudo que há sobre o filme. Aliás, a data de 25 de maio não foi escolhida ao acaso: neste mesmo dia, só que em 1977, foi lançado Star Wars: Uma nova esperança”. Ou seja, até o calendário nerd é nerd.

Agora vamos aprofundar um tema sensível ao redor dos nerds, que é a qualidade do sono deles. Como a maior parte está inserida em uma grande comunidade, nichada conforme sua paixão (ou obsessão), as redes sociais e os aplicativos como Discord, entre outros, costumam reunir muitos adeptos. É "normal" passar a noite conversando com outros aficcionados, ou então, quando o caso é ser fã de um jogo como o LOL (League of Legends), são horas e horas online jogando ou assistindo vídeos de outras pessoas jogando. Pra quem vê de fora é chato pra caramba fazer isso tudo. Mas para os nerds é o suprassumo da felicidade.


Qual é o preço que os nerds pagam por varar noites inteiras em seus mundinhos? Basta ter bom senso para saber que é alto. Há inclusive um nome para este mal: a insônia digital. Como qualquer tipo de insônia, trata-se de um transtorno de saúde que merece e precisa ser tratado com ajuda especializada de médicos e demais profissionais de saúde habilitados. As principais causas são os estímulos neurológicos causados pelas telas azuis, que já falamos aqui no blog e também a hiperatividade.


Vamos falar primeiramente das telas que emitem luz azul: 

• Por mais que nós (e os nerds que se prezam) sejamos apaixonados por maratonar séries, o ideal é estipular um horário limite para a atividade. Uma forma de driblar o "vício" é ler antes de dormir livros que inspiraram as séries. Mas não vale ler no tablet? No máximo, no Kindle.

• Colocar o celular para carregar longe da cama. Essa dica é valiosa para todo mundo. Dar aquela conferida básica, em pé mesmo, ao lado da tomada, ajustar o alarme e deitar sem ter o smartphone na mão é um remédio contemporâneo para a insônia, quer seja digital, quer não.

• Ficar imerso jogando por horas a fio ajuda a "esvaziar" a mente de todos os problemas. Relaxa com certeza e, conforme vamos avançando, vamos sentindo cada vez mais prazer. Contudo, jogar demais - e sobretudo à noite - nos afasta de diversos enfrentamentos importantes. Por exemplo, os nerds são taxados como pessoas com pouco traquejo social, pois, justamente, só interagem com outras pessoas online. Uma forma de fugir da cilada e priorizar o sono é organizar encontros fora das telas com outros fãs dos mesmos jogos. Tal atividade será desafiadora e, mais que isso, vai gastar a pouca "bateria social" dos nerds, dando uma canseira danada, daquelas boas pra se dormir mais cedo.

Agora, falando sobre cérebro hiperativo:

• Usar aplicativos que ajudam a pegar no sono, como o Sleepzy, disponível no Google Play e na Apple Store. Podem ser aqueles com sons suaves da natureza ou até mesmo os famosos ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response ou Resposta Sensorial Meridiana Autônoma), com sons de canções de ninar até o bater leve de unhas ou sopros ou outro que for relaxar cada pessoa.

• Novamente, a leitura tem seu papel. Reduzir o tempo de uso de dispositivos eletrônicos já é uma tarefa complexa para quem não é nerd, imagina para quem é... Buscar bons livros - que de fato sejam interessantes para suas paixões - e ler até pegar no sono, sempre será melhor que não dormir o suficiente ou tomar indutores de sono.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva linha de homewear em collab com a Muguet. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS