A relação entre o sono e a boca

21 de agosto de 2023

Problemas na saúde bucal podem afetar diretamente a qualidade do sono

Embora possa não ser óbvio à primeira vista, a saúde bucal e o sono estão plenamente conectados, influenciando-se mutuamente de diversas maneiras. A correlação é tão grande que existe até mesmo uma especialização dedicada ao tema, conhecida como odontologia do sono. Nessa área, profissionais especializados, denominados dentistas do sono, desempenham um papel crucial. Concentrados na interface entre odontologia e saúde do sono, se dedicam diretamente ao diagnóstico e tratamento de tais males, com uma atenção particular para aqueles com vínculos à saúde bucal.

As consequências são muitas. Indivíduos com qualidade de sono comprometida podem desenvolver apenas a respiração bucal. Problema associado ao ronco, engasgos noturnos, ressecamento da boca e garganta e, principalmente, a breves interrupções do fluxo respiratório, que resultam em sensação de falta de ar e sufocamento. Além disso, quem frequentemente acorda durante a noite deve atentar-se à saúde bucal, já que dentes mal alinhados e bruxismo podem desempenhar papéis significativos em termos de diagnóstico. Com isso em mente, selecionamos alguns problemas que conectam boca e sono.

Saúde Bucal e Qualidade do Sono
Doenças periodontais e cáries dentárias têm o potencial de desencadear desconforto e dor, e essa sensação pode repercutir negativamente na qualidade do sono. Além disso, se você estiver com dor de dente ou desconforto na boca, é provável que tenha mais dificuldade em adormecer ou em manter um sono contínuo ao longo da noite.

Bruxismo
O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, pode resultar em dores de cabeça e na sensação de fadiga nos músculos bucais ao longo do dia. Essa condição não apenas está associada ao desgaste dentário e dores na mandíbula, mas também tem o potencial de perturbar o sono do indivíduo ou de quem divide a cama com ele, devido ao ruído produzido.


Respiração Bucal
Problemas bucais, tais como desalinhamento dentário ou obstruções nas vias aéreas, podem levar à respiração bucal durante o sono. Essa condição está relacionada a distúrbios como a apneia do sono, que pode ecoar na saúde em geral. Para melhorar o quadro, o indicado é focar a atenção para uma higiene do sono e higiene oral eficazes.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS