A relação entre o sono e a saúde do coração

21 de agosto de 2023

Estudos mostram que dormir mal pode acarretar diferentes problemas cardiovasculares


Dormir bem é essencial para que o corpo humano funcione da forma correta. O sono de má qualidade pode levar a diversas doenças e prejudicar até mesmo a saúde do coração, aumentando o risco de doenças cardíacas e levando ao desenvolvimento da pressão alta.

Em 2022, a American Heart Association (AHA) publicou uma diretriz que afirma: dormir mal, ou seja, menos de sete horas por noite, é tão prejudicial para o coração e para o cérebro quanto fumar cigarros tradicionais ou eletrônicos, ser obeso e levar uma vida sedentária. A afirmativa tem base em mais de 2.400 estudos científicos já realizados.

Confira algumas consequências de dormir mal ou pouco


1. Pressão Alta

Durante as horas normais de sono, a pressão arterial tende a cair. No entanto, se você não consegue dormir o suficiente, esse declínio natural pode não ocorrer, o que contribui para o surgimento da pressão alta.


2. Doenças Cardíacas

As pessoas que não dormem o suficiente têm um risco maior de doença cardiovascular, independentemente da idade, peso, vício em tabagismo ou álcool e níveis de exercício.

3. Apneia do Sono
É uma condição na qual uma pessoa para de respirar por curtos períodos durante o sono. Essas interrupções podem ocorrer centenas de vezes por noite. A apneia do sono não tratada está ligada a pressão alta, arritmias, doenças cardíacas e até mesmo paradas cardíacas.


4. Obesidade e Diabetes

A falta de sono também está associada ao ganho de peso e ao aumento do risco de obesidade, o que é um fator de risco para doenças cardíacas. Além disso, o sono inadequado pode levar à resistência à insulina, uma precursora da diabetes tipo 2, que está ligada à saúde do coração.


Para precaver-se desses males, o recomendado pela Academia Americana de Medicina do Sono e pela Sociedade de Pesquisa do Sono para adultos de 18 a 60 anos, é dormir de 7 a 9 horas por noite regularmente.


Uma pesquisa realizada pelas duas instituições afirma que dormir menos de 7 horas está associado a problemas de saúde como: ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, derrames, depressão e aumento do risco de morte. O mesmo mau hábito (menos de 7 horas diárias) também está ligado ao comprometimento da função imunológica, aumento da dor, menor desempenho, aumento de "erros" e maior risco de acidentes.


Portanto, ter uma boa noite de sono é importante para a saúde de todo o corpo e, em especial, do coração. Se você está tendo problemas de sono, é aconselhável procurar um profissional de saúde especializado, tal como o cardiologista.

Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva linha de homewear em collab com a Muguet. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS