Como a luz interfere no sono?

08 de junho de 2022

Para se ter a capacidade de inibir a produção da melatonina, hormônio responsável por regular o sono, é necessária uma exposição significativa à luz solar. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, tais como celular, TV e notebook, por exemplo, é a mais nociva.



Aqui já falamos sobre o mau hábito de ficar nos smartphones à noite, olhando redes sociais e prejudicando o sono. Assistir TV até tarde ou ter o aparelho no quarto para curtir algum filme ou série na cama também gera prejuízo e pode impedir uma boa noite de sono.


Qualquer tipo de luminosidade, som ou movimento pode interferir na qualidade do sono, mas dormir com uma luz de intensidade baixa de forma indireta, ou seja, sem iluminar totalmente o quarto e nem estar próxima ao rosto, não causa tanto prejuízo fisiológico ao organismo.

Para se ter a capacidade de inibir a produção da melatonina, hormônio responsável por regular o sono e proteger o organismo de determinadas doenças, é necessária uma exposição significativa à luz solar. A luz branca, presente nos cômodos, tende a deixar o corpo em vigília, mas a luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, tais como celular, TV e notebook, por exemplo, é ainda mais nociva, porque é a mais intensa e geralmente fica refletida mais próxima ao rosto.


A temperatura da luz também influencia na "percepção" se é noite ou dia, o que altera a liberação e redução de substâncias importantes ao funcionamento do corpo. A luz amarela, considerada mais quente, gera maior conforto para o descanso e as coloridas têm sido utilizadas na cromoterapia.


Luz embutida no rodapé incidindo no chão, luzes de emergência e luz amarela indireta podem proporcionar maior segurança ao idoso, mas é preciso estar alerta à intensidade destas luzes de segurança. De um modo geral, o ideal é conseguir minimizar a exposição à luz no quarto sempre. Cerca de uma hora antes de dormir, vá apagando as lâmpadas e acendendo luminárias suaves para reduzir a luminosidade nos ambientes. Também dê preferência para a leitura em papel ao invés das telas digitais.


Para quem não tem problemas para dormir, tais medidas parecem desnecessárias, mas o número de pessoas com insônia ou com um sono de baixa qualidade cresce a cada dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas tem dificuldade para dormir no mundo.

O assunto é sério, pois já existem estudos que associam o sono desregulado ao aumento do risco de obesidade, ao envelhecimento acelerado e a alterações significativas nos sistemas cardiovascular e imunológico.


Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS