Como alcançar a sonhada rotina de sono do bebê?

06 de abril de 2022

A rotina deve respeitar os horários que o bebê naturalmente está mais ativo. Então, se o seu filho despertar às 6h da manhã, a hora de apagar as luzes da casa e reduzir estímulos sonoros será a partir das 18h.

Fazer o bebê dormir e ajudá-lo a desenvolver um ritmo de sono é um desafio e tanto para a maior parte das famílias. Depois da amamentação, o repouso dos pequenos causa grande apreensão nos pais.

Calcula-se que os casais (ou pais e mães solo) perdem 6 semanas de sono nos primeiros 12 meses de vida do bebê e tal privação de repouso noturno causa impacto na saúde dos adultos. Ou seja, a falta de descanso adequado repercute no equilíbrio emocional e físico dos familiares, o que imediatamente atinge os pequenos.


A palavra-chave para encontrar o ciclo de sono perfeito do bebê é rotina. Por mais que seja algo repetido por pediatras e especialistas, ela não é facilmente estabelecida. A rotina deve respeitar os horários que o bebê naturalmente está mais ativo - e isso varia de criança para criança. Então, se o seu filho despertar às 6h da manhã, a hora de apagar as luzes da casa e reduzir estímulos sonoros será a partir das 18h, ou seja, 12h antes.


Os pais devem dar aos bebês formas de diferenciar o dia da noite. Por isso, durante o dia, deixar janelas abertas para bater o sol, escutar música e permitir a entrada de sons externos ajuda no processo.

Criar um ritual noturno é outra etapa importante. Dar um banho morno "diferente" com uma massagem gostosa no bebê, contar histórias, cantar músicas de ninar sempre no mesmo horário são práticas eficazes nessa marcação entre o mundo diurno e o noturno.


O berço é o lugar de dormir e deve representar o momento e o lugar de descansar. Ali o bebê faz sonecas ao longo do dia e dorme à noite. Em outros momentos, o ideal é colocá-lo nos tapetes infantis, no sling, no carrinho, etc. Eis mais um marcador que ensina ao bebê que chegou a hora de ninar.

Pode parecer bobagem, mas o pijaminha é super importante. O bebê pode acordar por sentir frio ou calor. Ele só sabe que algo não está agradável. Despertar na madrugada é a forma dele se expressar. Escolha uma roupa adequada à temperatura do ambiente e à estação do ano.

Quando o bebê estiver maior e já tenha sido introduzida a alimentação, lembre-se que ninguém dorme bem com o estômago cheio demais ou vazio. Portanto, a última refeição deve ser bem antes do horário de dormir. Se preferir, divida o jantar em dois: uma parte mais substanciosa e outra mais leve, como uma ceia.

Um brinquedinho de pelúcia ou um paninho - a famosa naninha, propicia segurança e relaxamento em algumas crianças. Já pensou que a primeira coisa que toca um bebê depois de nascer, além do beijo da mãe, é um pedaço de pano?

Alcançou a tão sonhada rotina, entretanto, amigos e familiares insistem em visitar vocês à noite? Saiba dizer não. Os visitantes que se adaptem. Eles não vão passar a madrugada em claro com você e o seu bebê.

Seja colocar o berço no quarto do casal ou seja ensinar o bebê a dormir sozinho no quarto dele, o que importa é encontrar a rotina do sono que beneficie a família inteira, pois é libertadora e garante a saúde de todos.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional, incluindo uma novíssima e exclusiva coleção de homewear. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa e cinco lojas - Bela Vista, Ceará, Country, DC Shopping e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS